Ontem, fizemos um post sobre a cafeteira francesa, explicando como ela foi criada, como usa-la e como ela funciona que você pode conferir clicando aqui.  Mas hoje, o TriCurioso irá falar sobre a cafeteira italiana. O que é uma cafeteira italiana? Como ela funciona? Quem a criou? Vamos responder tudo isso!

Bem, o que é uma cafeteira italiana? Uma cafeteira italiana, também chamada de “chaleira de expresso”, “cafeteira italiana moca” ou “cafeteira moka” é como uma chaleira que produz café expresso à base de vapor.

café 4

Como uma cafeteira italiana funciona? Ela consiste em três câmaras: um para água, um para os grãos de café e um para a mistura final. Quando a cafeteira italiana é colocado no fogão, a água aquece e gera o vapor. Isso aumenta a pressão e empurra a água para cima através dos grãos do café, onde está pronto para ser consumido.

Quem a criou? O inventor da cafeteira moka foi o italiano Luigi De Ponti, mas quem patenteou a obra de Ponti foi Alfonso Bialetti em 1933, mas a empresa “Bialetti” continua a produzir o modelo de cafeteira, intitulado de Moka Express.

café 5

Mas afinal, como se prepara um café utilizando uma cafeteira italiana? Lembrando que ela também não precisa de energia elétrica. Mas antes de você preparar café utilizando ela, você vai precisar de 2 simples ingredientes: Água e café em pó, seja ele médio ou fino. Agora que você tem os ingredientes, vamos deixar que o pessoal do Mexido de Ideias que possuem mais propriedade para falar sobre como fazer o café utilizando na Cafeteira Moka explique para você:

Mas e você? Conhecia a Cafeteira Italiana? Gostou dela? Deixe seu feedback! 🙂