Quando era pequeno eu sempre costumava brincar no quintal de casa e as vezes eu me deitava no chão e ficava olhando para o céu… Sim, estranho. E me lembro que quando fazia isso, sempre me perguntava o quer eram aquelas enormes coisas brancas que ficavam no céu, quando perguntei aos meu pais eles disseram que eram apenas nuvens, porém, como uma criança curiosa acabei perguntando como elas se formam e adivinha? Não obtive resposta, infelizmente. Hoje é o dia de acabar com a minha e a sua curiosidade, vamos conhecer juntos como as nuvens se formam. Espero que gostem!

Basicamente, as nuvens se formam a partir da condensação do vapor de água existente em ar úmido na atmosfera. Esta condensação inicia-se quando mais moléculas de vapor d’água são adicionadas ao ar já saturado ou quando a sua temperatura diminui. É o arrefecimento de ar úmido que se eleva na atmosfera e acaba dando origem à formação das lindas nuvens que observamos.

nuvens como se formam

Não entendeu nada? Então vou tentar simplificar para você. A luz solar evapora a água de oceanos, plantas e até de solos, quebrando deste modo as ligações que mantém as moléculas de H2O unidas, com isso, essas moléculas acabam subindo em direção da atmosfera. Quando as moléculas de água ultrapassam o limite de condensação, a temperatura existente no local acaba fazendo com que as moléculas se transformem em gotas de água que ao serem vistas de longe aparentam ser uma nuvem. Agora entendeu, né?

Sabe, essa não é a primeira vez que tenho dúvidas sobre nuvens, toda vez que vou viajar ou andar de carro fico olhando para as nuvens para tentar identificar um desenho… E quem nunca fez isso? Bom, se você quer saber porque as nuvens formam aqueles desenhos incríveis, convido você a clicar aqui e descobrir.

nuvens como se formam 1

O que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀