Em uma temperatura extrema, seja de calor ou frio, um ar-condicionado quase sempre cai bem. Antes mesmo de toda a polêmica do aquecimento global e do efeito estufa em si, as pessoas queriam um aparelho que você pudesse alterar a temperatura do ambiente, principalmente em extremidades de temperatura. Mas afinal, quem criou o ar-condicionado? A resposta para isso é muito simples.

ar condicionado

O criador do ar-condicionado foi ninguém menos que Willis Carrier, um engenheiro praticamente recém-formado pela Universidade de Cornell que procurou uma forma de resolver os problemas de uma empresa causados pelo calor do verão da cidade de Nova Iorque, nos EUA. Nos meses de verão, a frequência no cinema caía em grande quantidade devido ao excessivo calor que várias salas chegavam a fechar suas portas. Foi quando o cinema Grauman’s Metropolitan Theatre, de Los Angeles, decidiu adotar o aparelho.

ar condicionado 1

Então a tecnologia começou a se espalhar. Em 1923, três aparelhos foram instalados na primeira loja de departamentos em Detroit, atraindo uma visibilidade jamais antes vista. Com isso, o comércio começou a focar-se em ter cada vez mais ar-condicionados. Lá pelo início da década de 30, Carrier começou a produção de ar-condicionados domésticos. Obviamente, pela comodidade em ambientes sociais como cinema e comércio, as pessoas foram aderindo cada vez mais o seu próprio ar-condicionado em casa, popularizando o aparelho.

ar condicionado 2

Após o fim da segunda guerra mundial o ar-condicionado começou a se padronizar. Em 1952, foi quando começou a primeira produção em massa do aparelho. Em apenas 2 semanas de vendas, todo estoque havia se esgotado.

Essa é a incrível história do ar-condicionado! Mas e você? conhecia ela? deixe aqui nos comentários!