O extintor de incêndio é um equipamento de segurança que tem como objetivo apagar fogo, ou seja, se o seu computador explodir neste exato momento e começar a pegar fogo, você terá que apaga-lo com um extintor. Esses dias eu estava na sala de aula e acabei reparando que há um extintor pendurado na parede, foi aí que minha curiosidade despertou: Como será que funciona? O que será que tem dentro? Como se usa? Bom, é isso que iremos descobrir hoje!

Tipos de Extintor

Os extintores de água são usados para apagar incêndios que envolvem madeira, papel ou até papelão, porém, pode acabar prejudicando mais ainda se for usado de forma incorreta, como em incêndios causados por curto circuitos. Outro material muito utilizado em extintores é o dióxido de carbono que inclusive é mais pesado que o oxigênio, ou seja, ele acaba eliminando o oxigênio presente em volta das chamas. E por fim temos a espuma ou pó químico, normalmente feita de bicarbonato de sódio que ao atingir 70ºC começa a se decompor liberando, deste modo, o dióxido de carbono que junto ao isolamento de espuma, consegue apagar o fogo.

como funciona o extintor 1

Como funciona

Todo extintor possui um lacre localizado em sua alavanca que precisa ser puxado antes do uso. Em seguida, posicione e aponte a mangueira para o fogo e pressione a alavanca. Ao pressionar esta alavanca, você estará movimentando para baixo uma barra chamada haste de ativação. Está haste, ao ser acionada, desce e abre um tubo cheio de gás comprimido (na maioria das vezes, gás carbônico) dentro do extintor. Vale lembrar que quando a alavanca deixa de ser pressionada, a haste sobe e a abertura é fechada.

Quando o tubo é aberto, o gás acaba escapando pela parte superior do tubo e se expande rapidamente dentro do cilindro. Quando o gás se expande ele acaba pressionando o agente extintor para baixo e com isso ele é obrigado a sair pela mangueira. Legal né?

como funciona o extintor..

Vale lembrar que em caso de incêndios graves, o uso do extintor não é recomendável, já que o seu jato dura aproximadamente 60 segundos. Sempre acione os bombeiros, disque 193. O que você acha? Comente logo abaixo 😀