Cemitérios super-lotados possuem a prática de exumar corpos para, assim, ter lugar para outro ser humano descansar após a morte, assim colocando os restos mortais em gavetas ou os enviando para cremação. Além disso, mortes suspeitas também podem causar a exumação de um cadáver para se descobrir mais sobre sua causa da morte.

Porém, para isso ser feito – no caso da exumação por falta de espaço – é preciso esperar um mínimo de três anos. Então, quando a data chega, os coveiros precisam utilizar luvas, respiradores e macacões para abrir o caixão, isto porque lá existem diversas bactérias e insetos que cobrem todo o corpo e podem causar doenças. O primeiro passo é recolher restos de pele e roupa para colocar no lixo, junto com o caixão, e levar tudo a um aterro. Porém, os ossos podem tanto ser enviados para o Instituto Médico Legal (em caso de investigações) quanto serem realocados em gavetas ou incinerados.

Uma curiosidade interessante é que mortos famosos como Charles Chaplin, Evita Perón e Che Guevaram foram exumados, aqui no Brasil o presidente João Goulart e o próprio Dom Pedro I também tiveram seus restos submetidos a esta prática.

como feita exumacao cadaver tricurioso

Mas sobre as investigações policiais, o que pode ser descoberto em um corpo já em decomposição? Parece, meus amigos, que muitas histórias macabras são contadas por lá. Descubra o que cada parte do seu corpinho tem a esconder:

1. Cabelos: Caso você tenha sido envenenado e falecido por isso, resquícios da substância utilizada podem acabar armazenados em seus cabelos e pelos, assim como também no solo.

2. Tumores Calcificados: Estes podem ser localizados através de marcas nos ossos, assim identificando que foi um câncer terminal a causa da morte.

3. Sangue: Caso o corpo possua manchas pardas em partes dos ossos, pode saber que o falecido teve uma grande hemorragia interna.

4. Ossos: Os próprios ossos podem ser uma grande pista. Através de exames de Raio X é possível descobrir em que estágio estava o desenvolvimento dos ossos quando a vida foi interrompida, assim descobrindo a idade do falecido. Marcas podem indicar fraturas, isso além de restos mortas e fragmentos de balas poderem ser vistos facilmente e indicarem algum tipo de crime.

5. Dentes: Este é conhecido de todos os que já assistiram a programas polícias. Pela arcada dentária de uma pessoa é possível descobrir se esta era saudável ou estava desnutrida nos dias antes de falecer. Além disso, observar esta parte do corpo já foi muito útil quando a polícia não consegue identificar quem é a pessoa que morreu, bastando consultar uma base de registros dentários.

Bizarro, não acha? Comente!