Se você é um entusiasta do cinema, hora ou outra acabou vendo o filme do homem elefante, mas hoje, o TriCurioso irá falar um pouco mais de Joseph Merrick, o homem elefante da vida real.

Mesmo sendo um bebê saudável quando nasceu, conforme crescia começou a desenvolver uma pele irregular e com cor e textura semelhante à de um elefante. Seu braço cresceu para um tamanho desproporcional ao corpo, igualmente os pés. Quando adulto, o tamanho de sua cabeça já era de quase um metro, com crescimentos desfigurados em seu rosto e mandíbula, o que afetou diretamente sua fala e movimentação.

elephant man

Ao longo dos anos, muitas teorias de renomados cientistas tentaram explicar a condição de Joseph Merrick, uma delas dizia que Merrick possui-a uma doença congênita, chamada de Síndrome de Proteus, que causa o crescimento em excesso dos ossos e tumores em todo o corpo.

Filho de Joseph e Mary Jane Merrick, o Homem Elefante nasceu no dia 5 de agosto do ano de 1862, na cidade de Leicester, na Inglaterra. Os dois irmãos que ele teve, William Arthur e Marion Eliza, faleceram ainda em sua infância. Nos primeiros anos de sua vida, Joseph viveu normalmente como uma criança feliz e saudável.

Quando Merrick chegou aos seus 5 anos, começou a apresentar manchas descoloridas e grumosas na pele. Seus pais achavam que isso tinha alguma conexão com um elefante descontrolado que Mary Jane trombou durante sua gravidez. Quando ele tinha 11 anos, no ano de 1873, sua mãe Mary Jane faleceu graças à uma pneumonia brônquica. Depois disso, ele foi escravizado pelo seu pai por influência de sua madrasta que não gostava dele.

elephant man 1

Após sua conturbada adolescência, ele decide investir em sua imagem no show business. Deu certo durante um curto período, após isso, ele decide ir à Bélgica junto à um empresário, que lhe extorquiu totalmente, mesmo com a saúde debilitada. De volta à Inglaterra, sua terra natal, ele é encaminhado para o hospital de seu amigo Dr. Frederick Treves, onde viveu até o resto de sua vida.

elephant man 2

No dia 11 de abril de 1890, Treves encontrou seu amigo em uma posição diferente do tradicional para ele: deitado em posição horizontal, fazendo com que seu pescoço quebrasse, falecendo aos 27 anos.

Mas e você? Conhecia a história do homem elefante? Deixe seu feedback!