A indústria dos games é realmente estranha. Às vezes, jogos super saturados, mesmo que quase iguais, vendem milhões e milhões, já às vezes jogos revolucionários e novos não vendem quase nada. Mas hoje, o Tricurioso irá listar os jogos mais fracassados de todos os tempos! Nós focaremos em jogos ruins e fracassados, excluindo jogos como Shenmue, presentes em muitas listas.

Vamos começar essa lista com um clássico: Superman 64. Imagine você, com seus 9 anos de idade, chegando a sexta-feira e se depara com um jogo tridimensional de Superman para o Nintendo 64. Você põe no seu console e…. Gráficos horríveis na sua cara, jogabilidade desastrosa, level design que parece ser beta, jogo totalmente mal-acabado com polígonos padrões em excesso, Superman 64 é considerado por muitos o pior jogo do console de 64 bits da Nintendo.

worst

Então você jogou Bomberman na sua infância inteira… Nintendinho, Super Nintendo, PlayStation, PlayStation 2, PSP… Daí chega um novo Bomberman em 3D para o seu Xbox 360… Você se anima… e o jogo é uma pura decepção. Primeiro, Bomberman Act Zero era para ser um Bomberman, não o jogo do Homem de Ferro. O game é simplesmente confuso, gráficos razoáveis, câmera, level design e jogabilidade imprecisos, conhecido até hoje como o pior jogo da franquia (Que a Konami tenta esquecer).

Se você tem um Xbox 360, passe longe de Bomberman Act Zero. Ele é péssimo!

worst 1

Em uma das 29323039230 tentativas da Nintendo de fazer com que o Super Nintendo rodasse CDs, ela tentou parceria com a Sony (que por acaso, foi o que inspirou o primeiro PlayStation) e com a Phillips. Na parceria com a Phillips, incluía a possibilidade da empresa usar em partes algumas IPs (propriedades intelectuais) da Nintendo. Entre elas, as franquias carro-chefe da japonesa: Super Mario e The Legend of Zelda. Assim nasceu os piores jogos da série Zelda e um dos piores da série Mario.

Mas o pior desses jogos com certeza foi Zelda: The Wand of Gamelon. A Phillips imaginou que com uma franquia de peso no CD-i, seu novo console de mesa, isso poderia fazer as fracas vendas aumentar. Mas o efeito foi justamente o contrário, com jogos nonsense da série Zelda. O jogo tem uma dublagem péssima, gráficos interessantes, mas estranhos, o jogo em si não tem absolutamente nada haver com o que a franquia produziu. Hoje, eles são raríssimos, até porque empoeiraram nas prateleiras.

worst 2

Para encerrar essa lista, vamos falar do considerado por mim (e por muitos gamers) o pior jogo de todos os tempos: ET- O Extraterrestre, para o Atari 2600. Estou falando do jogo, pois amo a obra de Steven Spielberg, lá de 1982. Nessa época, estava ocorrendo o auge do Atari 2600, mesmo após 6 anos de seu lançamento nas Américas. Mas a história por trás desse jogo explica bastante o motivo de ET ser tão péssimo.

O jogo tinha a obrigação de estar nas prateleiras para divulgar o filme, que saiu em junho de 1982 nos EUA. Porém, o jogo deveria de estar pronto em somente um mês e essa bomba foi jogada para Howard Scott Warshaw, que tinha uma experiência que, aos olhos de Spielberg, foi a melhor em adaptação de filmes para jogos na era do Atari 2600. Como era de se esperar, o jogo foi um fiasco de crítica e vendas. Você não entenderia nada do jogo se não lesse o manual (sim, o manual foi útil pela primeira vez) e tinha uma jogabilidade extremamente confusa e imprecisa, mas ao menos tinha ótimos gráficos e sonoridade para o Atari 2600. Confira você mesmo.

Mas e você? O que acha destes jogos? Gosta de algum deles? Deixe seu feedback! 🙂