Todos nós crescemos assistindo desenho na televisão, seja TV Globinho da Rede Globo ou Cartoon Network nos serviços pagos de televisão. Este fato me deixou bastante curiosa: Você sabe qual foi o primeiro desenho animado exibido no Brasil? Vamos descobrir!

O primeiro desenho animado a ser exibido na televisão brasileira foi, acreditem ou não, Pica-Pau. Do original Woody Woodpecker, o desenho foi o primeiro a ser exibido por aqui, sendo a primeira transmissão em 19 de setembro de 1950 na extinta TV Tupi – o interessante é que isso ocorreu um dia após o lançamento da emissora.

primeiro desenho animado exibido tv brasileira tricurioso 1

Isso mesmo, o desenho que você assistiu sua infância inteira é exibido por aqui desde 1950! Ele foi criado nos Estados Unidos por Walter Lantz que teve a ideia durante sua noite de núpcias. Na ocasião, ele foi importunado a noite toda com um espécime de Pica-Pau que atrapalhou o descanso do casal. Em suas primeiras exibições na TV Tupi o desenho era exibido em sua versão original, totalmente em inglês. Só na década de 60 que a animação ganhou uma dublagem exibida pela Record.

No inglês, Pica-Pau teve a voz de Mal Blanc que foi sucedido por Ben Hardaway e, ainda mais tarde, Grace Stafford – esposa do criador Walter Lantz. Já aqui no Brasil o personagem foi dublado por Olney Cazarré, Garcia Júnior, Marco Antônio Costa e Peterson Adriano. Uma curiosidade interessante é que Pica-Pau foi um dos únicos desenhos animados a receber uma estrela na Calçada da Fama.

Você sabia disso? Comente!