Sociedades Secretas são associações de iniciados nas quais seus membros têm acesso à determinados conhecimentos e rituais, sobre os quais, de acordo com os seus princípios, apenas eles estariam aptos a ter contato. Ao longo da história, quer seja por sua natureza fechada ou muitas vezes pela presença de figuras ilustres em seus quadros, estas associações foram alvo de diversas teorias da conspiração, ou seja, ações ordenadas e dissimuladas, visando manipular situações diversas com vistas à determinados objetivos, nos mais variados contextos, político, religioso, social, etc.

Como por exemplo os Illuminati que estariam no topo de uma conspiração para estabelecer um único governo planetário, a chamada “Nova Ordem Mundial”, ou em alguns casos fatos históricos concretos, inclusive comprovados, como a influência determinante da Maçonaria no processo de construção e independência do Estados Unidos da América.

Como exemplo destas organizações, podemos citar três das mais conhecidas:

1)    Maçonaria

ss3

Interior de uma Loja Maçônica.

Têm dentre seus símbolos principais as ferramentas dos mestres construtores da Idade Média, o esquadro e o compasso, os maçons (assim como outras sociedades esotéricas) acreditam ter sua origem na antiguidade egípcia, desde os conhecimentos de Hermes Trismegisto, perpassando pelos já citados Cavalheiros Templários na Idade Média, contudo à Maçonaria como conhecemos, foi de fato fundada no século XIX, na Escócia, embora tenha uma variedade de ritos (tendências, orientações filosóficas) os quais ultrapassam de cinquenta, os principais são a o rito vermelho, francês (iluminista, republicano, esotérico) e o rito azul, inglês (nacionalista, monarquista e cristão).

A disposição física e arquitetura das lojas maçônicas são inspiradas no bíblico Templo do Rei Salomão, basicamente um maçom passa pelos três graus simbólicos, o iniciado é chamado de “aprendiz”, em seguida passa a “companheiro”, e por fim “mestre maçom”, e como mestre, pelos graus filosóficos que nos ritos mais tradicionais normalmente são trinta e três. Como maçons famosos poderíamos citar resumidamente, Napoleão Bonaparte, Dom Pedro I, ex presidentes americanos como George Washington, Abraham Lincoln, etc.

2) Illuminati

ss2 1

Illuminatis, “protagonistas das grandes conpirações”.

Historicamente, esta sociedade teve início no século XVIII com a denominação de Illuminati da Baviera (atualmente um estado alemão), sociedade secreta também influenciada por ideias iluministas, que atuava na intenção de utilizar a ciência e o racionalismo fazendo frente à superstição e obscurantismo da época. Contudo no mesmo século, influenciado pela Igreja Católica, o soberano Carlos Teodoro fechou esta organização assim como outras entidades maçônicas. Existem poucas, para não dizer nenhuma evidência de que os illuminati existam até os dias atuais, contudo graças às já citadas teorias conspiracionistas, filmes e livros, esta se tornou uma das mais famosas sociedades secretas.

3)    Skull and Bones (Crânios e Ossos)

ss4

“Crânios e Ossos”

Esta sociedade secreta, à princípio de caráter estudantil, teve início no século XIX, na Universidade de Yale nos Estados Unidos, a princípio como uma sociedade estudantil, seu propósito seria atuar em diversas questões da sociedade, político, religião, cultura, até questões como o tráfico de drogas. Na medida em que cresceu, teria feito conexões com os Illuminati, Maçonaria, tendo sido inclusive responsável pela fundação da CIA, famosa agência de inteligência americana, tanto na agência central da CIA como na Universidade de Yale existe a mesma estátua de um soldado americano, ambas idênticas.

Atualmente, supõe-se que os Skull and Bones façam a cooptação de alunos destacados e selecionados da referida universidade para, desde a juventude, orientá-los a ocupar cargos chave no governo e instituições. Alguns teóricos da conspiração consideram que esta sociedade secreta tem um viés satanista. O ex-presidente americano George W. Bush assumiu publicamente ser um membro da Skull and Bones, detalhe, Bush foi graduado pela citada Universidade de Yale.

Conhecia essas incríveis informações? Comente!