Há 3 certezas na vida: A morte, que o TriCurioso sempre terá posts diários e que a expectativa de vida muda toda hora. Quem é responsável pela estatística aqui no Brasil é o IBGE, O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mas afinal, qual é a expectativa de vida humana no Brasil? No mundo? Qual foi a expectativa de vida humana no Brasil? E no mundo? Todas essas perguntas serão respondidas aqui nesse post! Sem mais enrolação, vamos lá!

Nosso post vai começar 198 anos atrás, mais especificamente no ano de 1820. Século XIX, a expectativa de vida na Europa era de 33 anos. Qual era o número da população mundial na época? Cerca de 1 bilhão de habitantes. Já aqui no Brasil, a maior expectativa de vida (nordestina) era de no máximo 30 anos.

Nordeste

O estudo “How was life?” explica melhor como a humanidade evoluiu em população e expectativa de vida, sem contar a questão econômica do mundo. “Este projeto é extremamente interessante porque nos ajuda a saber como é que outras sociedades, particularmente, os antepassados destas sociedades [em que vivemos] eram em relação a coisas que consideramos essenciais para viver bem nos dias de hoje. Mas também é uma coisa muito complicada.” foi o que disse Nuno Valério.

Já em 1920, tivemos o dobro de expectativa de vida, comparado há 100 anos atrás. A média mundial era de até 61 anos na Austrália. Já em terras tupiniquins, a média era de 33, basicamente metade. Porém, população mundial diminuiu drasticamente nesse curto período de 100 anos sendo de “apenas” 60,6 milhões de pessoas.

1920

E hoje? Hoje, a expectativa de vida da Austrália é de incríveis 91 anos para homens e 93 anos para as mulheres. Já aqui no Brasil, a expectativa de vida é de quase 66 anos, mas especificamente 65,7 anos. A população mundial hoje é de cerca de 7,6 bilhões.

Mas e você? Conhecia a expectativa de vida mundial ou a brasileira? Não? Comente para nós, queremos saber a sua opinião!