Equilibrium copiou Matrix“, mas será que é verdade?

Matrix foi um recorde de bilheteria e crítica no mundo inteiro, um verdadeiro clássico do fim dos anos 90 e começo dos anos 2000. Não só pela história muito bem escrita e construída pelos Wachovski, diretores do filme, como pela apresentação de um brainstorm de ideias a respeito do que é a “realidade” que vivemos e temos como “verdadeira”, como se tudo o que sentimos e tocamos fosse algo ilusório, apenas dígitos binários dentro de um enorme computador que seria a existência.

O filme marcou também pela popularização do efeito “Bullet time“, algo como um slow motion aplicado às cenas de tiroteios, muito usado, inclusive em jogos como Max Payne, Grand Theft Auto, e jogos usando o próprio nome da franquia. Protagonizado pelo grande ator Keanu Reeves (interpretando Neo), ao lado de Laurence Fishburne (como Morpheus) e Carrie-Anne Moss (no papel de Trinity), o primeiro da trilogia Matrix foi lançado no ano de 1999, pela Warner Bros. Pictures.

the-matrix_7 tricurioso neo morpheus trinity

Primeiro filme da franquia Matrix.

Equilibrium, filme estrelado por Chistian Bale (que também interpretou Bruce Wayne em Batman: O Cavaleiro das trevas), foi lançado em 2002 pela Dimension Films  e pela Imagem Filmes, no Brasil. Bale interpreta o policial John Preston que vive em um futuro distópico no qual a ciência e Estado (ou Tetragrammaton) vigentes determinaram: Emoções como ódio eram o verdadeiro estopim para todas as guerras, logo foi estabelecido que toda a população usasse uma espécie de dose que “remediasse” o ser humano contra todo e qualquer tipo de emoção, seja raiva, dor, tristeza ou alegria.

flag of libra tetragrammaton

Bandeira-símbolo do Tetragrammaton (Flag of Libra) clara alusão ao Nazismo.

Os “dissidentes”, ou seja, as pessoas que recusassem tomar tal dose, eram sumariamente executadas, como punição ao contrariar o “bem-estar social” vigente e “semear discórdia”, quando se incentivava a sentir o que quer que seja (como por exemplo, usando de Arte, Música, Poesia). A esposa de Preston, Viviana Preston (Emily Watson) fora punida por tal comportamento, considerado como conduta criminosa.

Equilibrium_7 tricurioso bale matrix john preston

John Preston é um importante agente do Estado em Equilibrium.

Um dia, por descuido, Preston deixa sua dose de Prozium (a dose estabelecida pelo Estado para “matar” sentimentos) cair na pia do banheiro, perdendo-a. Por conta deste leve descuido, passa a ter leves sensações boas, por exemplo, ao olhar para a luz do dia, algo que a frieza causada pelo remédio o privava. Então, levemente o protagonista passa a entender que o sistema no qual vive é uma grande ditadura, sustentada por uma paz que calava seus cidadãos de forma sucinta e logo procura fazer seu caminho em busca de vingança.

equilibrium prozium john preston christian bale tricurioso

John Preston e sua dose de Prozium, o “remédio contra sentimentos”.

Por fim, quero concluir que acho tanto Matrix quanto Equilibrium são ótimas obras, com temas e focos distintos, porém muito bem trabalhados que resultaram em grandes espetáculos. Ambos têm muita ação, artes marciais, belos figurinos e magníficos atores. Qual eu escolheria? Não sei, é um filme para cada momento.