O Clube ou Grupo de Bilderberg é uma conferência privada estabelecida em 1954 para cerca de 150 especialistas em indústria, finanças, educação e meios de comunicação que fazem parte da elite política e econômica da Europa e da América do Norte, contudo ao longo das edições se confirmam a presença de chefes de estado, papas, etc. A denominação Bilderberg é devido ao Hotel de Bilderberg, onde realizou-se a primeira conferência, localizado em Oosterbeek, Países Baixos. O propósito inicial era a preocupação com o crescimento do antiamericanismo na Europa Ocidental, vendo na conferência uma possibilidade de promover a cooperação entre as culturas norte-americana e europeia em matéria de política, economia e questões de defesa.

bl1

Bilderberg, “O Clube Secreto dos Poderosos”.

Neste ano 2018, a conferência foi realizada em Turim, Itália, e seria a 66ª edição, todas foram realizadas em hotéis e resorts de diferentes partes do mundo. Bilderberg utiliza estratégias para manter em sigilo, como por exemplo blefar ou lançar boatos sobre o local da reunião, este ano por exemplo indicaram Veneza, Itália, porém a assessoria da primeira ministra da Sérvia, Ana Brnabic acabou anunciando na sua agenda o compromisso com o Grupo Bilderberg em Turim. O local escolhido foi um famoso hotel quatro estrelas da cidade, o Torino Lingotto Congress.

Todas estas características do Clube Bilderberg fizeram com que teorias conspiratórias surgissem. Grupos de esquerda acusam de ser uma conspiração para impor o capitalismo, enquanto que direitistas conservadores denunciam como uma conspiração para formação de um governo mundial, acima das soberanias nacionais, com vistas à chamada “Nova Ordem Mundial”. No vídeo a seguir, o filósofo Olavo de Carvalho fala sobre esta questão:

Conhecia o Clube Bilderberg? Comente!