Um dos eventos de maior alcance a nível mundial é, sem dúvida alguma, a Copa do Mundo. Uma das partes mais divertidas deste grande evento é a criação dos mascotes para os países-sede, pois são símbolos que sintetizam a cultura e costumes de um povo em forma de animais, pessoas, ou mesmo objetos personificados.

copa do mundo russia 2018 mascotes zabivaka tricurioso03

 

Willie (Inglaterra, 1966)

copa do mundo Willie 1966 inglaterra tricuriosoSímbolo da Grã-Bretanha, o Leão Willie foi escolhido para ser o mascote da sede inglesa da Copa. Foi também o primeiro mascote das Copas (que aconteciam desde 1930).

 

Juanito Maravilha. (México, 1970)

copa do mundo mexico 1970 juanito maravilla

Usando um belo sombreiro, adorno popular no país, temos o simpático Juanito, mascote oficial de Chaveslândia, digo, México.

 

Tipp e Tap (Alemanha Ocidental, 1974)

copa do mundo mexico 1974 tipp e tap“Peraí, Alemanha Ocidental? Como assim, não entendi!?” é isto mesmo, a Alemanha era dividida em Oriental e Ocidental em 1974 e seu território só foi unificado após o evento da Queda do Muro de Berlin, em 1989. Quanto aos mascotes, foram escolhidos os amigos Tip e Tap. Felizões, foram desenhados abraçados, em referência ao Fair Play (ou “Jogo limpo“). Na camisa de Tip, a sigla “WM“, para “WeltMeisterschaft“, “Copa do Mundo” no idioma alemão, e na camisa de Tap, “74”, abreviando o ano de 1974.

 

Gauchito Mundialito (Argentina, 1978)

copa do mundo Gauchito Mundialito 1978 tricurioso

Gauchito, oficialmente batizado como Mundialito, foi o mascote da Copa do Mundo na Argentina, em 1978. Um garoto feliz, usando chapel, lenço amarelo e talero de gaúcho, povo que habita boa parte do território argentino, e também presentes nos territórios do Uruguai e Brasil, ao Sul (isto mesmo, você não pensou no gaúcho errado! Haha).

 

Naranjito (Espanha, 1982)

copa do mundo Naranjito Espanha 1982 tricurioso

Para a copa de 1982, foi escolhido Naranjito, uma laranja, fruta típica da Comunidade Valenciana e Andaluzia, na Espanha. Desenhado pelos publicitários María Dolores Salto e José María Martín Pacheco, o mascote inclusive protagonizou uma série animada no mesmo ano, com sua esposa Clementina.

naranjito e clementina

Clementina, à direita de Naranjito.

 

Pique (México, 1986)

copa do mundo Pique 1986 México tricurioso

Tendo seu desenho baseado em uma pimenta chili jalapeño, Pique faz referência à culinária mexicana (quem nunca provou uma pimenta mexicana ou produtos derivados, não é mesmo?). Pique (alusão a “picante”) usa um imponente sombrero, o uniforme vermelho com a listra branca e a cor da pele do personagem fazem referência à bandeira do México.

 

Ciao (Itália, 1990)

copa do mundo Ciao 1990 tricurioso

Quebrando a tradição de “fofura” nos mascotes, a Itália fez diferente, criando o boneco tri-dimensional Ciao (palavra usada como “oi” e “tchau”, em italiano), feito de blocos pintados com as cores da bandeira do país.

 

Striker (Estados Unidos, 1994)

copa do mundo Striker 1994 EUA tricuriosoA terra do tio Sam acertou em cheio usando o melhor amigo do homem como mascote. Striker é um cão, animal doméstico mais comum no país. Foi desenhado pela Warner Bros., com a intenção de popularizar o futebol (Soccer, não confundir com Football, que é o Futebol Americano) nos EUA, porém o mascote não foi muito bem sucedido em termos comerciais.

 

Footix (França, 1998)

copa do mundo Footix tricurioso_-franca-copa-98Um símbolo nacional, o Galo Footix (junção entre as palavras “football” e “Asterix“, um dos personagens mais famosos dos quadrinhos franceses) foi o mascote eleito pelos franceses na Copa de 98. Footix foi desenhado por Fabrice Pialot.

 

Kaz, Ato e Nik, os Spheriks (Coreia do Sul e Japão, 2002)

copa do mundo Spheriks korea japan 2002 tricuriosoAté hoje, temos a Copa de 2002 como a única sediada por dois países: Coreia do Sul e Japão, dois dos maiores nomes em tecnologia do mundo. Estes simpáticos alienígenas futurísticos simbolizavam o espírito competitivo, e tiveram seus nomes escolhidos por meio de uma pesquisa na internet.

 

Goleo VI e Pille (Alemanha, 2006)

copa do mundo Goleo VI 2006 Alemanha tricurioso

Assim como Tip e Tap, o Leão Goleo VI e a bola falante Pille foram os amigos da vez, usados para representar a Alemanha como sede da Copa de 2006. “Goleo” vem da junção entre “gol” e “leo” (“leão“, em latim) e “Pille“, uma gíria para “bola“, em Alemão. O que distingue estes mascotes dos outros, é que Goleo é um bicho de pelúcia, não um desenho como os outros mascotes de outras copas.

 

Zakumi (África do Sul, 2010)

copa do mundo Zakumi 2010 África do Sul tricuriosoDesenhada pelo artista sul-africano Andries Odenhaal,  Zakumi é um jovem Leopardo, que simboliza a relativamente recente democracia estabelecida no país (16 de junho de 1994), após enfrentar sangrentas ditaduras e regimes como o Apartheid. O nome Zakumi vem de “ZA“, sigla para “África do Sul” e “Kumi”, o número 10, em referência ao ano de realização do evento, em 2010.

 

Fuleco (Brasil, 2014)

copa do mundo Fuleco 2014 Brasil tricurioso

Tendo seu nome eleito em uma pesquisa feita na internet, Fuleco é um tatu-bola, animal muito presente na região nordeste do Brasil, e seu nome vem da junção entre “futebol” e “ecologia“, uma vez que o tatu-bola se encontra ameaçado de extinção.

 

Zabivaka (Rússia, 2018)

copa do mundo russia 2018 mascotes zabivaka tricurioso1024x596

Zabivaka ou “goleador“, no idioma Russo, é o mascote da Copa de 2018, um simpático lobinho criado pela a estudante de design Ekaterina Bocharova. O lobo é um animal muito comum no país e Zabivaka foi eleito em uma votação com mais de 1 milhão de pessoas.

E aí, gostou? Manda aquele comentário esperto e compartilha com a galera!!!