A grande polêmica levantada pela Sony/PlayStation após esta E3 foi o crossplay de Fortnite. A polêmica foi em cima da ausência de crossplay entre o Nintendo Switch e o PS4, já que o console híbrido da Nintendo possui crossplay com PC, Mac, iOS, futuramente Android e Xbox.

Não só isso, mas você não consegue utilizar sua conta de Fortnite que já tenha passado pelo PS4 no Nintendo Switch. Neste período, a empresa perdeu 2% de seu valor de mercado, sendo duramente criticada em suas mídias sociais. A declaração da Sony neste período foi isenta, sem qualquer citação ao Nintendo Switch.

“Com mais de 80 milhões de usuários ativos mensalmente na PlayStation Network, construímos uma grande comunidade de jogadores que podem jogar juntos Fortnite e todos os títulos online”, continuou. “Também oferecemos crossplay do Fortnite com PC, Mac, iOS e Android, aumentando a oportunidade para fãs no PS4 jogarem com ainda mais pessoas em outras plataformas”.

Em entrevista à Fox Business, Reggie Fils-Aimé, presidente da Nintendo da América, comentou sobre o ocorrido.

“O que os concorrentes fazem é decisão deles. Acreditamos que o mais interessante é ter uma posição tanto a favor do estúdio quanto a favor do fã” disse ele em entrevista.

Não só isso como a Nintendo e a Microsoft fizeram um incrível comercial divulgando o crossplay adicionado entre o Nintendo Switch e o Xbox, fazendo com que o usuário possa utilizar os sistemas de conquista e possa vincular suas contas Xbox no híbrido da Nintendo.

Resultado de imagem para Nintendo y Microsoft afianzan su amistad – Survive Together: Ayer comentábamos qué opinaban Xbox y Nintendo sobre el problema del crossplay de Sony. Parece que no era todo lo que tenían que decir al respecto. Ahora tanto Xbox como Nintendo… http://dlvr.it/QY9Sz5  Por PureGaming

Mas o presidente da Sony Interactive Entertainment America, Shawn Layden, voltou a se pronunciar sobre o caso do crossplay nesta semana.

“Nós estamos ouvindo isso. Nós estamos vendo diversas possibilidades. Você pode imaginar que estas circunstâncias afetam muito mais do que apenas em um jogo. Eu estou confiante que conseguiremos obter uma solução que será entendido e aceito pela nossa comunidade, ao mesmo tempo em que apoiará nossos negócios.” disse ele em entrevista para a Eurogamer.

Esperamos que a Sony mude esta atitude sem argumento de defesa algum. Se uma empresa conhecida por ter políticas conservadoras como a Nintendo aceitou abertamente o crossplay com outras plataformas, incluindo crosschat, por que há insegurança por parte da Sony em entrar na história? E por que o crossplay é cortado exclusivamente pela Nintendo? Esperamos que essa situação mude nos próximos meses.

Mas e você? O que achou da atitude da Sony? E a declaração dela? Comente para nós!