Sempre ouvimos falar que países como a Índia e a China são superpopulosos, inclusive os chineses possuem uma dura política de natalidade onde as famílias são limitadas para justamente controlar este número de pessoas. Mas afinal, por que a Índia e a China possuem tantos habitantes?

Existem diversas razões para este fato curioso. O primeiro deles tem relação com a cultura já que lá os filhos precisam cuidar dos pais quando estes chegam a terceira idade. Este é um dos grandes estímulos para as famílias terem um grande número de filhos. Na Índia, inclusive, diversas mulheres são abandonadas por seus maridos quando descobrem que não possuem fertilidade.

china pais superpopuloso por que tricurioso

Outro fator importante a ser considerado é a questão da saúde pública. Nas áreas rurais distantes dos grandes centros a distribuição de metodos contraceptivos é muito limitada. Além disso esses países ainda contem uma significativa baixa escolaridade, isso reflete diretamente na sociedade porque essas pessoas não são ensinadas a respeito das consequências do ato sexual ou como evitar uma gravidez indesejada.

Também existe um fator histórico muito interessante. Após a 2ª Guerra Mundial a China teve sofreu com o luto de mais de 20 milhões de jovens. Para reconstruir seu império e fortalecer sua influência global, o ditador Mao Tsé-tung apostou no crescimento populacional, assim investindo no estimulo da procriação. Isso só parou em 1978 quando o governo instituiu a lei que limitava os casais a possuírem apenas um filho. Atualmente tanto a China quanto a Índia possuem cerca de 1,4 bilhão de habitantes.

Você sabia disso? Comente!