Como vocês sabem – eu acho – tenho duas belas bichanas chamadas Amora e Princesinha, contei sobre elas na matéria onde conto como calcular a idade dos gatos em comparação a de seres humanos. Sempre percebo que quando elas estão passeando pela casa e sentem um cheiro curioso, abrem a boca e ficam assim por um bom tempo. Mas afinal, por que isso acontece?

A resposta é simples: Gatos são X-MENS! Tá, parei. Na verdade é quase um poder especial mesmo, isso porque os gatos possuem um tipo de anormalidade anatômica que provoca uma sinestesia entre olfato e paladar. Ou seja, os gatos sentem o sabor dos aromas!!! Caso você não saiba, sinestesia é assimilar algo a partir de um mesmo estímulo que causa sensações em diferentes sentidos. Existem pessoas que ouvem cores ou veem sons, isso acontece porém não é algo comum nos seres humanos.

por que gatos boca aberta tricurioso 1

Pesquisadores veterinários dizem que os gatos utilizam o órgão de Jacobson – também conhecido como órgão vomeronasal – onde recebem estímulos através de partículas que chegam pelo ar. Esse curioso órgão fica localizado na boca dos felinos e as partículas ficam na língua, por isso eles ficam com a boca aberta ao sentir um aroma diferenciado. Após, eles apertam a língua no palato e recebe também informações do cheiro ao sentir um sabor. O interessante é que isso não acontece apenas com os gatos como também veados, cobras e cavalos.

Esta é a razão pela qual os bichanos são mais sensíveis aos feromônios e outros estímulos. Ou seja, nossos amigos miantes possuem um sentido extra e isso me deixa muito intrigada. Qual será o gosto do meu cheiro? Já havia percebido esse fato? Comente!