Há alguns dias falamos sobre algumas das mais famosas sociedades secretas do planeta e hoje, vamos contar um pouquinho mais sobre outras igualmente famosas. Prepare-se para se surpreender!

Rosa Cruz: é uma sociedade secreta cuja mística mescla exotéricas e cristianismo, ideologicamente iluministas, ou seja, a favor da ciência, racionalismo, república. De acordo com alguns historiadores, este movimento que apareceu pela primeira vez no século XVII como um movimento de reforma em Tubinga dentro do protestantismo alemão teria influenciado inclusive significativamente a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero. Os rosa-cruzes publicaram três manifestos que visavam contrariar a tendência daquele período renascentista que se procurava separar ciência da religião.

rosa2

Um dos símbolos Rosa Cruz.

Na cidade de Sintra, Portugal, existe uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral sustentada por colunas esculpidas por onde se desce até ao fundo do poço. A escadaria é constituída por nove patamares separados por lanços de 15 degraus cada um, invocando referências à Divina Comédia de Dante e que podem representar os 9 círculos do Inferno, do Paraíso ou do Purgatório. De acordo com conceituados ocultistas como Albert Pike, René Guénon e outros encontramos pela primeira vez referência a Ordem Rosacruz na obra Divina Comédia. No fundo do poço desta galeria, chamada de Poço Iniciático da Quinta da Regaleira, está embutida, em mármore, uma rosa dos ventos (estrela de oito pontas: 4 maiores ou cardeais, 4 menores ou colaterais) sobre uma cruz templária, que é um emblema heráldico, representando, do topo para baixo, a lua, o sol, os elementos, e, simultaneamente, indicativo da Ordem Rosa-cruz.

O nome da ordem seria uma homenagem ao seu suposto fundador, um personagem lendário, Christian Rosenkreutz, um ocultista medieval cuja existência muitos historiadores questionam.

rosa1

Poço Iniciático da Quinta da Regaleira, Portugal. 

Sociedade Thule: Thule” seria uma espécie de sigla ou abreviatura em alemão para “Grupo de Estudo para a Antiguidade Alemã”, esta foi uma sociedade secreta fundada em Munique, ocultista e ufanista de um nacionalismo folclórico alemão, baseado em uma superioridade étnica, tinha um viés antissemita. Qualquer semelhança não é mera coincidência, Adolf Hitler e outros líderes do partido nazista fizeram parte desta ordem, inclusive o vínculo de Hitler com o ocultismo foi marcante em boa parte de sua trajetória. A antiga mitologia Germânica (deuses Odin, Thor, etc e toda sua cosmologia) era marca registrada deste grupo. Inclusive o principal símbolo do nazismo, a suástica, foi extraído da mitologia celta. Ainda, os oficiais da SS, tropa de elite nazista, passavam por rituais esotéricos iniciáticos durante sua formação.

rosa6

Símbolo Thule composto pela adaga e suástica. 

Mão Negra: Foi uma sociedade secreta, também conhecida por “Unificação ou Morte”, pregava um nacionalismo sérvio e a unificação do mundo eslavo, tinha forte ligação com membros do governo da Sérvia. Neste contexto seu objetivo era um Estado único com todos os membros do povo sérvio, o que trazia um antagonismo com a Áustria-Hungria, que dominava a Bósnia e Herzegovina, território que de acordo com a organização, integraria o novo Estado sérvio.

Esta sociedade secreta partiu para o terrorismo como forma de ação planejando assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria e sua esposa, este atentado e suas consequências foram a gota d`água para Primeira Guerra Mundial. Extinta em 1917 a Mão Negra foi a primeira organização terrorista do mundo. Bósnia e Herzegovina, território, que de acordo com a organização, integraria o novo Estado sérvio.

rosa5

Cruz cerimonial da Mão Negra.

Conhecia essas curiosas sociedades secretas? Comente!