Quem vê minhas matérias acha que sou sou apenas gateira, porém saiba que também amo os cachorros e seu comportamento companheiro e adorável. Ao pesquisar sobre quantos anos vive um gato, descobri que expectativa dos cães também pode ser bastante curiosa, principalmente pela diferença entre as espécies. Vamos lá descobrir?

O cachorro, também chamado de Canis lupus familiaris é um mamífero carnívoro da família canídeos, subespécie do lobo. Este é, provavelmente, o animal domesticado mais antigo do mundo. Algumas teorias dizem que os cachorros surgiram do lobo cinzento na Ásia há mais de 100 mil anos. Ao passar do tempo, o ser humano utilizou-se da domesticação para realizar uma grande seleção artificial baseada em suas aptidões, características físicas e comportamentos.

quantos anos vive cachorro tricurioso

Essa ação resultou na imensa diversidade de raças caninas que variam de tamanho, pelagem e comportamento. Os cães, em geral, consideram seu dono o chefe da matilha, assim seguindo suas ordens e o obedecendo. Cachorros possuem um excelente olfato e audição muito apurada, é um exímio caçador e corre vigorosamente. Também é extremamente leal, inteligente e muito dócil. Mas afinal, quanto tempo vive um cão?

Os cães podem viver entre dez e vinte anos, o que definirá sua expectativa de vida é a raça e também o ambiente e as condições sob as quais vive. Um cão médio pode viver cerca de doze anos enquanto um gigante acaba vivendo menos. As raças pequenas atingem sua idade adulta entre oito e doze meses, raças de porte médio entre doze e dezesseis meses enquanto porte grande alcançam a fase adulta entre dezesseis e dezoito meses. Por último, os gigantes levam dois anos para atingir este estágio. Aqui já temos uma melhor noção de como sua expectativa de vida pode ser variada e imprecisa.

Você tem um cachorrinho em casa? Quantos anos ele possui? Qual seu porte? Comente!