O violino é um instrumento fascinante. A forma que você expressa música com ele, de forma emotiva, se destaca dos outros instrumentos na opinião de muita gente. Ele é geralmente usado em músicas clássicas, mas as vezes é usado em qualquer tipo de música como um arranjo secundário de algumas canções. Mas quem inventou este importante instrumento?

violino

O inventor do violino foi o instrumentista Gasparo da Salò, um dos pioneiros no que se diz em construção de instrumentos musicais. Gasparo nasceu na Itália, no ano de 1540, no período do renascimento. Sua família vinha de grandes músicos, com seu pai gostando muito do instrumento posteriormente, já sua prima foi uma musicista muito famosa, violinista, trombonista e compositora.

As madeiras primárias utilizadas na construção de violinos, violoncelos e violas são o abeto para o tampo superior e o bordo para o tampo inferior, as partes laterais e o braço. O violino, ou a fabricação dele, foi sempre associada à famílias italianas, como a família Stradivarius, Guarneri e Amati, que aperfeiçoaram a técnica de Gasparo.
Stradivarius
Em anos de aperfeiçoamento, o violino mudou um pouco desde sua criação. Tudo começa com um “molde interno”, onde os blocos e nervuras são formados. Existem alguns moldes de Stradivari nos dias de hoje. O molde que vemos é muito semelhante aos usados há 300 anos. Até o molde é feito à mão na loja. A parte externa do tampo é feita da mesma forma que a parte das costas. Uma vez que o exterior é refinado, as medições para os “buraco do F e S” são tiradas com precisão e depois desenhadas. O interior do tampo é medido de maneira não muito precisa e graduado. As graduações são refinadas e a barra de baixo é montada, esculpida e depois afinada.
Mas e você? Gosta de violino? Conhecia a história de sua criação? Comente para nós!