Parece que os fones de ouvido com fio estão chegando ao fim… até então, fones de ouvido sem fio são um nicho, pelo seu preço extremamente não-convidativo e de baixa acessibilidade. Mas de acordo com a Qualcomm, esse cenário irá mudar em 2019.

Desde 2016, com o lançamento do iPhone 7 e do iPhone 7 Plus, a entrada P2 vem sido retirada de diversos smartphones com poucas empresas mantendo o “buraquinho do fone de ouvido”. Mas de fato, as consequências se adéquam com empresas criando soluções para novas tendências. Vendo a popularidade de celulares sem a entrada para fones de ouvido, a maior fabricante de CPUs mobile, a Qualcomm, anunciou seu novo SOC de áudio, o QCC3026.

AirPods

O chip deve fazer os fones de ouvido sem fio chegarem de forma mais acessível ao bolso do consumidor, sendo inclusive focado para vir juntamente com os principais smartphones no ano de 2019. Além de mais barato, o QCC3026 será compatível com o Bluetooth 5.0, a tecnologia de cancelamento de ruído da Qualcomm, o Qualcomm cVc, mas também deve incluir o Qualcomm TrueWireless Stereo, facilitando o pareamento entre o device e o fone de ouvido, reconhecendo também em qual orelha você está usando o fone. O chip também facilita a integração de botões físicos com assistentes virtuais como a Google Assistente ou a Bixby, por exemplo.

GA

Isso significa que ano que vem, celulares como a linha de iPhones da Apple, os Pixel da Google, os Zenfone da Asus, devem vir com fones de ouvido sem fio na caixa. Tanto que a Oppo, empresa responsável pelo primeiro celular com quase 100% de aproveitamento de tela e câmera retrátil, anunciou que este exato modelo, o Find X, deve ser vendido com os fones de ouvido sem fio em breve. Prepare-se para um aumento significativo de preço até que a tecnologia fique efetivamente barata.

Mas e você? Gostou da ideia? Ou prefere os fones de ouvido com fio? Comente para nós!