Quem nunca ouviu este meme sonoro?

Sentiu uma vibe nostálgica, mesmo não tendo nascido nos anos 80? Não se espante, mas esta música é de 2011!! Sim, faz parte do álbum Floral Shoppe, de Macintosh Plus, projeto encabeçado por Ramona Andra Xavier (mais conhecida como Vektroid). O mais legal, ela nasceu em 1992! Haha! Jovem fazendo música “véia”.

Vektroid_ramona retrowave tricurioso

Ramona Andra Xavier, ou Vektroid, já produziu trabalhos sob os pseudônimos Macintosh Plus, Laserdisc Visions, New Dreams Ltd, dentre outros.

Vektroid e outros artistas fazem o chamado Vaporwave, uma das vertentes do Retrowave que vem se popularizando desde meados dos anos 2000 nos Estados Unidos e países europeus. Consiste basicamente em uma roupagem nova à música Eletrônica dos anos 80 com ênfase na beleza das melodias e timbres dos sintetizadores desta época, muito usados por bandas do New Wave como Desireless, Depeche Mode, Trans-X e New Order e também em trilhas sonoras de filmes como Scarface, Exterminador do Futuro e Stallone Cobra. Dentre outros projetos no Vaporwave, temos Home e Saint Pepsi.

 

desireless-voyage-voyage-disco-retrowave tricurioso curiosidades

Voyage, single de Desireless, de 1986.

Alguns dos artistas mais reconhecidos no gênero, inclusive, vêm de estilos musicais muito “discrepantes” com o Retrowave em si, como Perturbator, Gost e Carpenter Brut, que já tocaram em bandas de Heavy Metal antes de seguirem por trilhas eletrônicas. A título de curiosidade, estes produtores costumam tocar em festivais de Metal frequentemente. Um comentário interessante que já li a respeito de Perturbator é que sua música “satisfaz tanto o lado Heavy Metal quanto Eletrônico do cérebro”, haha.

Confira abaixo “Miami Disco” de Perturbator, música que também foi trilha sonora do jogo indie Hotline Miami.

https://www.youtube.com/watch?v=JaD7rwBDMuk

No Brasil

Também temos artistas por dentro do gênero em terras tupiniquins, como Technique, mais voltado para a vertente do Synth Pop, Midnight Danger, e algumas faixas de Walkin’ Doug.

Technique é uma banda de Synth Pop, de São Paulo, formada por Alex Tibaldi (vocalista/tecladista), Robert Tibaldi (tecladista) e Marcio Vaez (bateria eletrônica, percussão). Eles se inspiram bastante nos sintetizadores usados por Depeche Mode e Pet Shop Boys. Outras informações podem ser conferidas no site da banda.

Walkin’ Doug é um projeto bem recente de Douglas Ribeiro, de Araraquara, interior de São Paulo, e junta vários estilos musicais em um conjunto de obras bem abrangente. Também busca combustível para suas criações na música de Perturbator, New Order, e nos artistas citados anteriormente.

Midnight Danger é encabeçada pelo músico Chris Young, de Campinas, São Paulo. Além dos sintetizadores, Chris toca guitarra neste projeto, com um Retrowave agressivo, inspirado nos filmes de terror oitentistas.

Também requebrou os quadris curtindo um Retrowave? Comenta pra gente, compartilhe com o pessoal!