Bom, já faz um tempo que estou anunciando que iria colocar aparelho ortodôntico e adivinhem? Eu finalmente estou com o sorriso metálico. Antes mesmo de colocar o aparelho eu já tinha uma dúvida em mente: Afinal, como o aparelho corrige o dente das pessoas? E prometi para mim mesmo que só ia trazer esse post quando estivesse com ele nos dentes, já que meu objetivo aqui é passar não apenas a informação, mas também a minha dor, digo, experiência sobre estar com o famoso aparelho.

como aparelho corrige dentes tricurioso

Bom, eu coloquei o aparelho no dia que estou fazendo este post e de inicio só senti um desconforto o que é totalmente normal, além do mais tem um baita ferro dentro da sua boca… Mas meu amigo, algumas horas se passaram e eu tive a brilhante ideia de comer um miojo, sim, um miojo… Resultado: Quase morri de dor, mas tudo bem, aguentei firme.

Mais tarde o burro aqui decidiu deliciar um cookie e adivinhem? Quando meu dente entrou em contato com o cookie eu senti uma BAITA dor, mas não era uma dor normal, era uma dor na alma e pra encerrar o dia, comi o prato tradicional brasileiro: Arroz, feijão e carne e essa foi a pior de todas, cada mordida era equivalente a uma facada, HORRÍVEL. Mas enfim, depois de eu contar a minha história está na hora de descobrir como essa belezinha vai arrumar os meus e os seus dentes. Bora conferir?

como funciona o aparelho

Ter todos os dentes juntinhos não significa que você não terá que usar aparelho, muitas pessoas utilizam o aparelho para corrigir a mordida. Segundo os dentistas, a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior, o que na maioria das pessoas não acontece. Chupar chupeta quando pequeno ou até respirar pela boca são suficientes para desalinhar a mordida… e aí adivinha o que você tem que fazer? Usar aparelho ortodôntico.

Entre  a raiz do dente e o osso da gengiva onde o dente está cravado existe um pequeno espaço cheio de fibras e como o osso da gengiva não saí do lugar, os aparelhos mexem com esse espaço, apostando na tendência do organismo de mantê-lo do mesmo tamanho.

Quando o aparelho aplica uma pressão no dente, essas fibras são comprimidas, com isso o corpo restaura a forma original, produzindo deste modo osteoblastos, que “consomem” as células do osso. Resultado? O buraco deixado pelo osso que desapareceu é “tampado” pelo dente que se ajeita no local. No lugar da onde o dente saiu, as fibras acabam ficando esticadas e o nosso organismo produz mais osso para manter o dente preso e as fibras com a mesma espessura.

como funciona o aparelho 1

Os famosos brackets, que são os quadradinhos metálicos do aparelho, são colocados no dente dependendo de como e quanto se quer mexer no dente, isso obviamente varia de um dente para o outro. Vale lembrar que o aparelho fixo move de uma vez só TODOS os dentes que possuem os brackets e para ajustar o dentista solta o fio e puxa ele, isso acontece geralmente a cada 1 mês, quando é feita a manutenção. Ah, caso você vá usar aparelho, lembre-se de escolher uma borrachinha bem bonita, inclusive, você sabe para que elas servem? Não? Clique aqui e descubra!

Caso o seu problema seja a mordida aberta, com certeza terá que usar os famosos elásticos, que tem como função ajudar a fechar a mordida. Esses elásticos ficam presos em ganchos colocados em pontos estratégicos do fio.

O que achou? Comente logo abaixo 😀