Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Qual a função da “borrachinha” no aparelho ortodôntico?

Os meus dias de dentes livres estão contados, daqui exatos 5 dias colocarei aparelho em meu dentes, ou seja, irei morrer de dor… eu sei. Quando se vai colocar aparelho, uma das coisas mais “legais” do procedimento é escolher a cor da “borrachinha” (Pelo menos eu espero que seja legal), que seria basicamente escolher a armação do seu óculos, na minha percepção. Por meses eu venho pensando em qual cor escolherei e decidi escolher o basicão, o prata/cinza. Mas uma dúvida veio a minha cabeça: Para que serve a “borrachinha” do aparelho? Afinal, ela só é colocada por estética ou realmente ela tem uma função? É o que iremos descobrir hoje 😀

Embora muitos achem que a ligadura elástica, conhecida por meros mortais como borrachinha, só sirva para dar um charme, ela acaba sendo muito importante para o tratamento ortodôntico. Para entender melhor, temos que primeiro saber como é formado um aparelho fixo.

No primeiro procedimento, o dentista colará em cada um de seus dentes um “bráquete” que consiste em diversos quadradinhos de metal. Logo após é colocado os “arcos”, que são basicamente fios metálicos que unem os bráquetes e tem a função de movimentar os dentes. Já no terceiro procedimento é colocado as “bandas”, que é um tipo de anel que envolve o dente, sendo na maioria das vezes, os molares, tanto da arcada superior quando o da inferior. E após tudo isso, é colocado o “tubo” que pode ser colocado diretamente nos dentes molares ou soldados nas bandas. É nele que o arco fica preso.

E finalmente, depois de todo esse procedimento, é chegada a vez dela, a tão esperada borrachinha! A função da famosa borrachinha é simplesmente prender o arco nos bráquetes. Vale lembrar que cada bráquete precisa de uma borrachinha individual. O paciente pode escolher uma cor de sua preferência para a borrachinha. Sabe, para dar aquele “UP” no visual. A borrachinha, também conhecida como ligadura elástica, também auxilia na pressão que o bráquete exerce sobre o dente.

É importante frisar que apenas um profissional na área pode fazer a manutenção do seu aparelho ortodôntico. O que você achou? Usa aparelho? Dói muito? Comente logo abaixo e me deseje sorte!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Leia Mais

Especial

Já parou para pensar no preço de traduções? Tradução é um tipo de serviço de que nem todo o mundo precisa em seu cotidiano....