Você já de ter se acostumado a ver, através dos filmes e séries de TV, as tradicionais casas de madeira dos EUA, algumas até bem bonitas. Parece que por lá a maioria das residências são feitas deste material, das casas mais comuns de classe média até àquelas mais grandes e bonitas.

casamad2

O aconchegante interior das casas de madeira americanas.

casamad3

Existem alguns fatores importantes para que os americanos construam suas casas desse jeito, um deles é a abundância de madeira naquele país. Esta fartura de matéria prima reduz de custos e ainda não ocorre o problema da degradação ambiental, pois é madeira renovável, passível de reflorestamento.

A madeira é um excelente isolante térmico, sendo propício tanto em situações de frio como de calor. Também acaba sendo mais leve que a alvenaria tradicional, o que faz diminuir em casos de desabamento ou acidentes do tipo, as consequências para os moradores destas residências. Estas casas também são mais resistentes apesar da aparência frágil, pois chegam a suportar ventos de até 250 km/h (algo próximo do que acontece numa situação de furacão por exemplo), isso porque ao contrário da alvenaria de tijolos, concreto e colunas de ferro, a estrutura de madeira tem mais flexibilidade.

casamad8

 

 

Normalmente estas casas são feitas com madeira tratada, acompanhada de materiais tipo lã de vidro, também é muito comum o interior destas construções ser revestido de dry wall (uma espécie de placa de gesso), tudo isso para o melhor isolamento térmico, acústico e impermeabilidade. Desta feita, podemos considerar as casas construídas com madeira, tão viáveis e seguras quanto qualquer outra, além de serem sempre muito charmosas.

casamad11

Uma preocupação neste tipo de construção seria com a questão dos incêndios, pois na madeira o fogo se propaga com muito mais facilidade, por isso nos EUA é exigido que as casa tenham extintores e sensores de incêndio, e ainda é feito um rígido controle destes equipamentos, com a realização de testes constantes, sempre conduzidos pelas autoridades competentes.

Conhecia essa curiosidade? Comente!