Você com certeza já comprou algum produto eletrônico, seja ele uma televisão, vídeo-game ou até mesmo um liquidificador que quando foi conectar na tomada, percebeu que algo de errado não estava certo: A tomada tinha 3 pinos. Pois é, isso geralmente é normal aqui no Brasil, muitos aparelhos eletrônicos acabam vindo com a tomada de três pinos, o que acaba deixando muitos brasileiros nervosos, mas o que muitos não sabem é que desde a presidência do Lula os aparelhos com tomadas de 2 pinos não são mais comercializadas no Brasil. Pensando isso fiquei com uma dúvida: Por que será que cada país possui uma tomada diferente, visto que nos Estados Unidos todos usam tomadas de 3 pinos e em outros países não? É o que iremos descobrir hoje 😀

adaptador universal tomada todos os tipos padro eua europa tricurioso

No início do século 19 os primeiros eletrônicos começaram a surgir e segundo Amaury Santos, da comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), naquela época nem tomadas existiam, os aparelhos ficavam conectados a um fio solto pela casa. A variedade de plugues simplesmente aconteceu pois cada nação fez seu próprio estilo de tomada ainda nessa época. Nos anos 80, a IEC até fez uma proposta de tomada única internacionalmente, porém, não deu certo, além do mais é difícil mexer numa coisa que já está instalada.

Imagem relacionada

Em 2010, a ABNT anunciou que o Brasil adotaria dois modelos básicos de tomada: a de dois pinos que já era conhecida pelo povo e a de três pinos, uma grande surpresa para a nação. O legal é que muitos cidadãos não ficaram sabendo disso na época e acabaram comprando produtos eletrônicos que possuíam três pinos e acreditem, isso causou muito stress em certas pessoas, falo por experiência própria.

A tomada de 3 pinos possui um grande diferencial que é a existência de um orifício extra para receber o pino do fio terra do plugue, isso acaba oferecendo mais segurança ao usuário. Vale lembrar que caso haja uma fuga de eletricidade pela tomada, este modelo não dá choque e por isso ele é utilizado em vários países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e Arábia Saudita – mesmo que não com um mesmo layout.

adaptador universal tomada todos os tipos padro eua europa tricurioso 1

Já a tomada com apenas dois pinos é mais utilizada aqui no Brasil e em outros países como Argentina, Chile, Alemanha e até a China. Em países que possuem tensão de 110 volts, um pino da tomada corresponde ao fio fase e o outro ao neutro, já em locais com 220 volts ambos os pinos são fase.

O que achou? Comente logo abaixo 😀