Curiosidades

Por que cada país possui um tipo de tomada?

Por que cada país possui um tipo de tomada?

Você com certeza já comprou algum produto eletrônico, seja ele uma televisão, vídeo-game ou até mesmo um liquidificador que quando foi conectar na tomada, percebeu que algo de errado não estava certo: A tomada tinha 3 pinos. Pois é, isso geralmente é normal aqui no Brasil, muitos aparelhos eletrônicos acabam vindo com a tomada de três pinos, o que acaba deixando muitos brasileiros nervosos, mas o que muitos não sabem é que desde a presidência do Lula os aparelhos com tomadas de 2 pinos não são mais comercializadas no Brasil. Pensando isso fiquei com uma dúvida: Por que será que cada país possui uma tomada diferente, visto que nos Estados Unidos todos usam tomadas de 3 pinos e em outros países não? É o que iremos descobrir hoje 😀

No início do século 19 os primeiros eletrônicos começaram a surgir e segundo Amaury Santos, da comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), naquela época nem tomadas existiam, os aparelhos ficavam conectados a um fio solto pela casa. A variedade de plugues simplesmente aconteceu pois cada nação fez seu próprio estilo de tomada ainda nessa época. Nos anos 80, a IEC até fez uma proposta de tomada única internacionalmente, porém, não deu certo, além do mais é difícil mexer numa coisa que já está instalada.

Imagem relacionada

Em 2010, a ABNT anunciou que o Brasil adotaria dois modelos básicos de tomada: a de dois pinos que já era conhecida pelo povo e a de três pinos, uma grande surpresa para a nação. O legal é que muitos cidadãos não ficaram sabendo disso na época e acabaram comprando produtos eletrônicos que possuíam três pinos e acreditem, isso causou muito stress em certas pessoas, falo por experiência própria.

A tomada de 3 pinos possui um grande diferencial que é a existência de um orifício extra para receber o pino do fio terra do plugue, isso acaba oferecendo mais segurança ao usuário. Vale lembrar que caso haja uma fuga de eletricidade pela tomada, este modelo não dá choque e por isso ele é utilizado em vários países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e Arábia Saudita – mesmo que não com um mesmo layout.

Já a tomada com apenas dois pinos é mais utilizada aqui no Brasil e em outros países como Argentina, Chile, Alemanha e até a China. Em países que possuem tensão de 110 volts, um pino da tomada corresponde ao fio fase e o outro ao neutro, já em locais com 220 volts ambos os pinos são fase.

O que achou? Comente logo abaixo 😀

Leia Também: