O cinema nacional hoje já é muito conhecido, principalmente com algumas incríveis obras reconhecidas ao redor do mundo como Cidade de Deus ou até mesmo Bingo. Mas o fato é: nossa industria nem sempre foi reconhecida com diversos motivos para isso. Nossos equipamentos eram precários e nossos improvisos, nem tanto.

Mas hoje não iremos falar da industria, muito menos dos improvisos dos brasileiros, mas sim do movimento cinematográfico no Brasil. Qual foi o primeiro longa metragem produzido em solo brasileiro? Sobre o que ele se trata? Quais são as melhores produções brasileiras no ramo? Tudo isso será respondido hoje! Mas qual foi o primeiro filme produzido no Brasil? O filme Os Estranguladores, de 1908, de Antônio Leal, foi considerado o primeiro longa-metragem brasileiro.

Essa é a sinopse do filme:

“O joalheiro Jacob Fuoco comprava contrabando. Uma tarde, (Giustino) Carleto esteve em sua loja dizendo-lhe que ‘tinha algo para ele naquela noite.”

Ele foi lançado dia 1 de agosto de 1908, sendo até hoje citado como uma grande obra do cinema nacional, mesmo sendo a primeira. De acordo com a Abraccine, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema, os 3 melhores filmes de todos os tempos são: O Limite, de 1931, dirigido por Mario Peixoto, Deus e o Diabo na Terra do Sol, de 1964, dirigido por Glauber Costa e Vidas Secas, de 1963, dirigido por Nelson Pereira dos Santos.

Mas e você? Conhecia “Os Estranguladores”? Conhecia as outras obras citadas aqui nesse post? Comente para nós!