A geração anos 90 sempre ouvia a frase “Versão Brasileira: Herbert Richers” quando assistia a filmes na TV aberta. Mas quem raios era Herbert Richers? Por que ele sempre aparecia nas aberturas antes das pancadarias de Tom & Jerry? Das explosões, tiros, porrada e bombas de Sylvester Stallone? Patavinas!!! Vamos saber agora!

lagoa azul herbert richers dublagem filmes tricurioso

Se você não lembra deste, então não envelheceu o bastante.

Hebert Richers foi dono da maior empresa de dublagem de filmes para português do Brasil. Nasceu em 1923, em Araraquara, interior de SP, e era produtor de cinema, criando, em 1950, um dos primeiros serviços de legendas e dublagem de filmes para português (devido ao sistema de captação de áudio precário na época, era necessário que se fizessem dublagens mesmo de filmes nacionais). Herbert era tão bem relacionado que inclusive acabou conhecendo o próprio Walt Disney nos anos 40, entendendo melhor como funcionavam os processos de dublagem nos estúdios do norte-americano.

dublagem filmes herbert richers tricurioso

O olhar sereno de quem invadiu nossas tardes nos anos 80 e 90 (no bom sentido), trabalhando com a dublagem de grandes aventuras de pessoas da pesada!

Herbert começou a trabalhar com o filme Zorro, indicado pelo próprio Walt Disney. Richers encontrou várias dificuldades ao fazer seu trabalho, porém só “pegou” mesmo na época do mandato do presidente Jânio Quadros (1962), quando promulgou uma lei que determinava que todos os filmes apresentados no horário nobre da televisão fossem dublados.

herbert richers sessão da tarde dublagem filmes tricurioso

“Muitas aventuras eletrizantes com essa dupla da pesada, mas todo cuidado é pouco, pois neste clima de azaração pode dar muita confusão!!![…]” – Locução clássica das chamadas para a Sessão da Tarde.

Desde então, o estúdio Herbert Richers, localizado no Rio de Janeiro, se tornou o maior da América Latina, chegando a arrecadar 90% da receita no mercado de dublagens (isso é dinheiro pra BARALHO!!!), tendo parte de seu prédio sido alugada até pela Rede Globo de Televisão.

dublagem filmes herbert richers tricurioso mariano dublasievicz

Isto mesmo, era ele quem você ouvia no começo da sua sessão pipoca. E ele tem “Dubla” até no nome!!!

Alguns dos atores de voz que participaram dos estúdios Herbert Richers foram Marcio Seixas (dublou o clássico Batman), Newton da Matta (Lion, dos ThunderCats), Darcy Pedrosa (Curinga dos desenhos do Batman), André Filho (Rambo), Cleonir dos Santos (Daniel-San, de Karate Kid) e Jorge Ramos (a voz por trás de Scar, de Rei Leão, e também das narrações nos trailers de filmes do cinema). Estes e muitos outros nomes fizeram parte da história da TV brasileira, alegrando nossas tardes e noites.

herbert richers eddie murphy tricurioso

Chuchu beleza, hein? Compartilha com a turma e comenta aí pra gente!