Um empresa de arquitetura da Eslováquia, pensando sobre o enorme déficit habitacional na maioria das grandes cidades do mundo e na problemática dos moradores de rua, teve uma ideia um tanto inusitada, o chamado Gregory Project. O conceito proposto se trata, basicamente, de construir na mesma estrutura que sustenta os outdoors espalhados pelas cidades, uma pequena moradia, nas mesmas proporções da placa.

outdoor3

A proposta inicial é de que cada moradia  seja composta por dois andares, no primeiro hall de entrada, cozinha, uma mesa de escritório e uma cama compacta, e, no segundo, um banheiro e closet. O abrigo é feito de madeira e aço, assim como as placas publicitárias. No projeto é defendida a tese de que a moradia teria custo mínimo de manutenção, o qual seria coberto facilmente pelo aluguel da fachada. O único que requisito é que existam redes de água e de energia próximas.

outdoor4  outdoor6

Os idealizadores do projeto disponibilizam-no gratuitamente, sendo que o propósito é realmente divulga-lo  a nível global, devido ao grande interesse da questão social da moradia. Eles também abrem precedente para que sejam concebidos outros designs e layout, conforme as demandas e possibilidades que venham a surgir. O site oficial do Gregory Project diz: ” À primeira vista, o exterior atua apenas como uma estrutura de outdoor sem qualquer valor acrescentado. As dimensões seriam preservadas, mas a habitação é antes evocada para receber o anúncio, não o contrário.”

Muito bacana, não acha? Comente!