Você com certeza já ouviu alguém falando “Aquela fazenda/sítio tem tantos hectares” e obviamente ficou com uma baita dúvida do que “Hectare” significava, eu pelo menos sempre passei vergonha quando meu tio e meu pai ficavam discutindo preços de hectares sendo que eu nem sabia o que era. Bom, nesse post irei explicar o que o termo significa para que você não passe mais vergonha na roda de agrônomos ou, no caso de crianças, impressionar seu pais ao saber o que é “Hectare”. Então vem comigo conferir essa incrível curiosidade. Espero que gostem 😀

Hectare é basicamente uma unidade de medida agrária, também chamada de hectômetro quadrado (hm2). É conhecido por ser a medida mais usada para o cálculo de fazenda, matas e áreas naturais. Para ter uma noção, 1 hectare equivale a 10000 metros quadrados (m2). Confira  a tabela abaixo:

o que e hectare

Caso você esteja pensando em comprar um terreno, saiba que o valor do Hectare varia da região em que a terra está localizada. O Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás são os estados que atualmente possuem o hectare mais caro do Brasil, já os mais baratos estão localizados em Roraima, Piauí e Pará.

Caso você queira medir o terreno em alqueires, outra medida usada para medir terrenos, você irá ter que converter o valor do Hectare. Vale lembrar que para fazer tal conversão é preciso saber a região onde se localiza a área, já que o alqueire é uma medida com variação regional. Para simplificar a sua vida, aí vai alguns exemplos de conversão: 1 alqueire paulista equivale a 2,42 hectares, 1 alqueire mineiro equivale a 4,84 hectares e 1 alqueire baiano equivale a 9,68 hectares.

o que e hectare 3

E aí, o que achou? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar este post para seus amigos!