Você sabe o que é AI? AI é a sigla original para Artificial Intelligence, ou, em português, inteligência artificial,  é a inteligência similar a humana exibida por mecanismos ou software. Mas o fato é, se você acompanha o mercado de eletrônicos sabe que o mesmo vem focando bastante em inteligência artificial, principalmente nos smartphones.

Basicamente, desde 2017, empresas como a Google ou a Apple já investem nesse mercado.  Mas na verdade se você parar pra pensar, assistentes virtuais são uma forma de AI, seja a Siri, a Google Assistente ou a Alexa.

 google assistant vs siri vs alexa vs cortana vs bixby

O fato de você conseguir fazer um robô realizar uma tarefa como limpar a casa ou tocar uma música sem que você precise pesquisar, é puro AI. Mas quando a gente diz que esse é o ano do AI, nos referimos ao número de atenção que as empresas estão dando ao isso, principalmente a Asus e a Google.

Você ler um noticiário baseado no que você pesquisa e se interessa é puro aprendizado de máquina, ou machine learning, que é AI. O Android P é tão baseado nisso que terá tecnologias incríveis, desde ajustar o brilho conforme a necessidade do usuário e como ele prefere de acordo com o determinado período do dia, a criar atalhos do Uber enquanto você pesquisa sobre uma rua. Isso é machine learning, isso é AI.

Android P- AI

O mais bacana que temos de AI por parte da Google (já lançado) na minha opinião é a Google Assistente, que surpreende e é extremamente responsiva no que faz – e o Google Lens, que identifica o que você tirou foto e joga no Google, tentando te ajudar na compra de um item, por exemplo.

Outra grande inovação da Google em AI, é claro, o modo retrato. Não é bizarro que um software reconheça “essa parte da foto é uma pessoa, não desfoque isso!”? Mesmo que tendo alguns erros, é bizarro pensar que um simples aplicativo consegue desenvolver inteligência independentemente da ação constante de um ser humano.

Já a Asus, além de dar uma adaptada de tela em bateria no horário que o smartphone reconhece como sem uso, a empresa também tem um sistema de reconhecimento de animais e objetos na câmera. Supondo que você tire uma foto, de, sei lá, do céu, a câmera irá reconhecer que você tirou uma foto do céu.

Mas acredito que o mais evoluído teste de AI que qualquer um já viu (incluindo eu) é o Google Duplex (não, o Google não vai ser preso por ter um duplex que é supostamente dele hehe, desculpem, não aguentei a oportunidade).

O Google Duplex é uma tecnologia que permite que a sua Google Assistente converse normalmente com um ser humano. Supondo que você queira marcar uma ida ao cabeleireiro e não tem tempo para esperar e ligar, basta somente dizer “Ok Google, marque uma ida ao cabeleireiro entre às 19 e 20h na sexta-feira”, então o Google Duplex irá ligar para a cabeleireira (salva na sua agenda ou do lugar que você citou e tem o número no Google Maps) e a Google Assistente irá realizar o pedido com uma voz nada robótica, super natural. A resultado é surpreendente, confira!

E é por isso, meus amigos, que nós temos que assumir: AI é o futuro!

Mas e você? Gosta de AI? Ou acha assustador? Comente!