Com certeza você já ouviu seu pai falando que tal carro é hatch enquanto o outro seria um sedan. É fácil deduzir que o carro hatch é aquele cujo porta-malas é menor enquanto o sedan possui um porta-malas mais avantajado, mas de onde vieram esses termos estranhos? Não se preocupe, o TriCurioso conta para você!

Então, vamos há uma explicação um pouco mais detalhada. Hatch é uma abreviação de Hatchback que significa ‘dois volumes’, cofre do motor + cabine. Ou seja, os carros hatch possuem um compartimento onde ficam os passageiros unido a um porta-malas integrado que pode ser acesso através de uma porta traseira, além deste existe um compartimento específico para o motor que fica à frente. Porém, isso não necessariamente é regra já que modelos como o Fusca e a Brasília possuem seu motor montado atrás e seu porta-malas na frente.

significado hatch sedan tricurioso

Já a palavra Sedan deriva de um dialeto utilizado ao sul da Itália que por lá sede significava cadeira. Uma curiosidade interessante é que a primeira carruagem Sedan pode ter vindo da cidade de Nápoles, que fica na região deste dialeto. Alguns pesquisadores também dizem que, na verdade, este é o termo em função da cidade chamada Sedan, na França, porém não existem comprovações históricas e a origem da palavra segue em discussão.

Um Sedan é aquele carro formado por três volumes, sendo eles o cofre do motor + cabine + porta-malas separado. Logo, os sedans são formados por duas fileiras de bancos com espaço suficiente para que cinco adultos possam ser transportados, o espaço reservado para o motor e mais um compartimento amplo para que as bagagens sejam armazenadas em segurança. Uma das características mais marcantes deste tipo de design está no fato do compartimento traseiro não possuir nenhum vidro em sua tampa, diferente do Hatch.

significado hatch sedan tricurioso 1

Já este e o Cronos, versão sedan do Argo.

Gostou de saber a curiosa origem dessas palavras? Comente!