Bom dia/ tarde/ noite galera! Aproveitando a febre da Rússia e a Copa do Mundo, resolvi falar um pouco sobre uma banda russa que gosto muito, que conheci há algum tempo: Ariya!

Ariya - who are you with com quem você está banda russa iron maiden russo tricurioso

Capa do álbum “С Кем Ты?” (“Com quem você está?”, traduzido), segundo da banda, lançado em 1986.

Conheci esta banda revirando alguns mp3 que um amigo de meu irmão nos recomendou. Ariya (ou Ария, usando o alfabeto cirílico) se formou no ano de 1985 em Moscou, na antiga União Soviética. Não foi a primeira banda russa a tocar Heavy Metal, porém, desempenhou um importante papel na difusão do gênero musical como uma das bandas mais populares do país. O som é muito semelhante as bandas da New Wave of British Heavy Metal. São considerados o “Iron Maiden russo” e até mesmo a presença de palco dos integrantes lembra um pouco a banda.

Ariya - banda russa iron maiden russo ao vivo tricurioso

O baixista Alik Grarovsky (terceiro, à direita) até apresenta algumas semelhanças com Steve Harris, baixista do Iron Maiden, como o estilo de tocar contrabaixo sem usar palheta, pulseiras e contrabaixo Fender Precision branco.

Confira “Раб страха” (pronunciado “Rab Strarra”, “Escravo do Medo“, traduzido do russo):

Apesar das semelhanças com Iron Maiden, o som destes russos possui um sentimento e melodia únicos, e pra quem já gosta de Heavy Metal, vai achar um prato cheio na discografia desta banda. A chamada “Família Ariya”, como às vezes é tratada, também foi berço de outras bandas, como a banda de Thrash Metal Master (Мастер) e Kipelov (Кипелов), esta última sendo o projeto solo do vocalista Valery Kipelov (Валерий Кипелов). Saca só eles ao vivo, no vídeo a seguir, com  o vocalista Arthur Berkut:

Pra quem acha difícil entender inglês, imagine um cara desse falando russo perto de você…

Curtiu? Compartilhe com o pessoal!!!