Bom, um coisa que minha mãe adora, depois de mim claro, são os famosos sapatos de salto alto que acabam dando uma beleza aos pés das mulheres que os vestem. Recentemente eu e minha família fomos convidados para ir a uma festa de casamento e óbvio que minha mãe e minha irmã utilizaram o elegante calçado, porém quando vi elas colocando tais sapatos uma dúvida veio a minha cabeça: Quem teria inventado o salto alto? É claro que eu tinha que trazer isso para vocês, além do mais acredito que você possui a mesma dúvida. Espero que gostem!

Eu pesquisei MUITO para tentar descobrir qual o nome da pessoa por trás do salto alto, porém não existem registros de quem tenha inventado o sapato, a única coisa que se sabe é que ele foi criado inicialmente para homens, mais especificamente para os cavaleiros persas para que assim pudessem ter uma melhor posição dos pés nos estribos durante as montadas. Porém, o salto alto ganhou os olhares do povo quando começou a ser utilizado a partir do século 17 na corte do rei Luís XIV (1643-1715), da França.

qual a origem do salto alto 1

(Esse cara arrasava)

Caso você não saiba, o rei Luís XIV abusava do luxo, chegando a usar perucas e até os famosos sapatos de salto alto, algumas pessoas chegam a dizer que Luís não chegava a ter 1,60 de altura e por esse motivo o rei adorara usar sapatos que o deixassem mais alto. Além disso, Luís XIV acabou virando um nome de sapato, que inclusive era largo na ponta e na base e afinado no meio. Segundo João Braga, coordenador do curso de história da moda do Senac, em São Paulo:

“O salto era peça exclusiva do vestuário masculino e apenas na corte de Luís XV passou a ser utilizado por mulheres”

Por volta de 1740, os homens pararam de usar o salto alto por algumas mudanças comportamentais e até governamentais. Foi nesse momento que as mulheres começaram a usa-lo, já que naquela época elas estavam lutando pelos seus direitos e como forma de protesto acabam usando peças masculinas, dentre elas o salto alto. Interessante, não?

qual a origem do salto alto

O que achou do post? Comente logo abaixo 😀