Brasileiros, fiquem atentos! Se você é daqueles caras que sempre fica de fora (vulgo toda equipe do TriCurioso) dos eclipses, o seu momento de brilhar chegou! É isso mesmo caro leitor, mais um eclipse lunar irá ocorrer nesse vasto universo, mas dessa vez é diferente. Todo o extenso território brasileiro conseguirá visualizar o evento espacial que deve ocorrer entre uma sexta-feira (27) e um sábado (28), sendo o maior eclipse lunar do século XXI, tendo 103 minutos de duração e aguardado por entusiastas do espaço e cientistas.

Esse ano, 2018, está cheio de grandes, diferentes e marcantes eventos espaciais. No período inicial do ano tivemos a Blue Moon, que é basicamente um segundo período de lua cheia no mês, com o evento se repetindo, totalizando 2 Blue Moon no ano, sendo que ela tem estimativa de ocorrer em 3 ou 5 vezes no século, então matamos 2 coelhos em um só, porém outra Blue Moon só deve acontecer no ano de 2037.

 blue moon

Já nesse mesmo período, tivemos um eclipse solar parcial e um eclipse total lunar, com outro pequeno eclipse ocorrendo nessa sexta-feira (13), mas que só pode ser apreciado em território sul-australiano e território antártico.

O eclipse será visível totalmente (ou parcialmente) na Austrália, Ásia, África, Europa e América do Sul, com o Brasil inteiro podendo admirar o grande fenômeno lunar. Mas e você? Irá ver ou não o tal eclipse lunar? Se sim, irá olhar parcialmente ou inteiro? Comente para nós!