Notícias

Fique atento! Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto no Brasil

Fique atento! Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto no Brasil

Brasileiros, fiquem atentos! Se você é daqueles caras que sempre fica de fora (vulgo toda equipe do TriCurioso) dos eclipses, o seu momento de brilhar chegou! É isso mesmo caro leitor, mais um eclipse lunar irá ocorrer nesse vasto universo, mas dessa vez é diferente. Todo o extenso território brasileiro conseguirá visualizar o evento espacial que deve ocorrer entre uma sexta-feira (27) e um sábado (28), sendo o maior eclipse lunar do século XXI, tendo 103 minutos de duração e aguardado por entusiastas do espaço e cientistas.

Esse ano, 2018, está cheio de grandes, diferentes e marcantes eventos espaciais. No período inicial do ano tivemos a Blue Moon, que é basicamente um segundo período de lua cheia no mês, com o evento se repetindo, totalizando 2 Blue Moon no ano, sendo que ela tem estimativa de ocorrer em 3 ou 5 vezes no século, então matamos 2 coelhos em um só, porém outra Blue Moon só deve acontecer no ano de 2037.

 blue moon

Já nesse mesmo período, tivemos um eclipse solar parcial e um eclipse total lunar, com outro pequeno eclipse ocorrendo nessa sexta-feira (13), mas que só pode ser apreciado em território sul-australiano e território antártico.

O eclipse será visível totalmente (ou parcialmente) na Austrália, Ásia, África, Europa e América do Sul, com o Brasil inteiro podendo admirar o grande fenômeno lunar. Mas e você? Irá ver ou não o tal eclipse lunar? Se sim, irá olhar parcialmente ou inteiro? Comente para nós!

 

Leia Também: