Com a Copa do Mundo 2018 chegando ao fim, eu me lembro da Copa do Mundo que ocorreu em 2010, na África do Sul – e lembro de uma grande febre: A vuvuzela. Caso você não conheça, a vuvuzela (ou corneta, como é conhecida aqui no Brasil) é um objeto feito para torcida que produz um som bem semelhante a uma buzina de carro, mas que é feito para torcidas em jogos de futebol como em gols ou vitórias de partidas, por exemplo.

Mas como eu mesmo disse, ela explodiu na Copa do Mundo da África do Sul no ano de 2010 (Tsamina mina eh eh, Waka waka eh eh, Tsamina mina zangalewa, This time for Africa! desculpa, eu não resisti), onde a maioria dos torcedores sul-africanos usaram constantemente a tal vuvuzela. Mas como ela surgiu?

Enquanto os fabricantes esperam lucrar com a chance única de vender o instrumento a centenas de milhares de torcedores visitantes, o homem que alega ter inventado o instrumento diz que não receberá nada. Freddie Maake, 53, disse que mora em uma casa apertada com seus nove filhos em Tembisa, uma cidade perto de Johanesburgo, e se esforça para colocar comida na mesa. Ele usa o apelido de Saddam, uma referência ao ex-ditador iraquiano.

O fã de futebol disse que criou o protótipo da corneta lá por meados dos anos 70 e desenvolveu versões em material de alumínio e plástico. Em 2001, uma empresa registrou e produziu em massa. Maake disse que pediu uma remuneração pela criação do produto, mas as negociações fracassaram. A empresa, Masincedane Sport, negou entrar em tais negociações com o torcedor. A empresa tinha dito que estava desenvolvendo uma vuvuzela de três peças para a Copa do Mundo de 2010, mas disse também que enfrentará forte competição por lucros de vuvuzelas paralelas, que existem ainda hoje (Eu inclusive possuo uma hehe).

Imagem relacionada

Mas e você? Conhecia a história por trás da vuvuzela? Já usou ou teve uma? Conte para nós!