Durante toda minha infância, a moda era dizer que adoçante era melhor que açúcar e que margarina era melhor do que manteiga, porém parece que recentemente as coisas mudaram no mundo da saúde, tornando esta uma discussão semelhante àquela do ovo que deixa muita gente nervosa até hoje. Enfim, o que é mais saudável: manteiga ou margarina?

Com o tempo percebeu-se que a margarina possuía muito mais gorduras trans do que a manteiga, assim causando doenças cardíacas em quem a comia em grandes quantias. Porém, grande parte das marcas de margarinas já não assam seus produtos pela fase de hidrogenação e, assim, acabam não possuindo gordura trans. Além disso, nossa legislação atual permite que a manteiga receba, além e sal, diversos outros componentes tais como o aditivo alimentar que a margarina também recebe.

margarina ou manteiga tricurioso 1

Além disso, os dois recebem corantes, espessantes, emulsificantes, flavorizantes, acidulantes, umectantes aromatizantes e estabilizantes, isso além das vitaminas e outras gorduras boas a saúde como o Ômega 3. Tudo isso torna tanto a margarina como a manteiga os produtos alimentícios que mais recebem número de aditivos. Tanto a margarina que ainda passa por processo de hidrogenação quanto o óleo vegetal hidrogenado e diversos outros alimentos que possuam ácidos graxos trans são bastante prejudiciais a saúde.

Isso porque atinge diretamente a função das membranas celulares e impede nosso corpo de processar as gorduras essenciais. Porém, vale ressaltar que pessoas que consomem tanto a margarina quanto a manteiga de forma moderada dificilmente desenvolverão doenças cardiovasculares. Outra informação interessante é que margarinas feitas com óleo de dendê não precisam ser hidrogenadas e, assim, não possuem gorduras trans.

Ou seja, parece que mais uma vez nos enganaram… hehe Você já sabia disso? Comente!