Não sei você, mas eu sempre gostei de esportes e apesar de nunca ter praticado golfe (até porque não se encontra um campo de golfe em toda esquina), sempre que eu assistia à uma partida do esporte na TV, percebia que a bola era toda cheia de buracos, ou pequenas covinhas, melhor dizendo. E pesquisando sobre o assunto consegui reunir algumas curiosidades interessantes.

A razão pela qual as bolas de golfe têm essas covinhas é uma história que mistura física e seleção natural. Isso porque originalmente as bolas eram totalmente lisas. Porém, com o passar do tempo, os golfistas passaram a perceber que as bolas mais velhas e surradas pareciam ir mais longe do que as novas. A partir daí era comum ver os jogadores darem preferência às bolas desgastadas ao invés das novinhas em folha. Afinal de contas, ninguém queria ficar em desvantagem, né? Principalmente se tratando de um esporte praticado majoritariamente pelas classes mais altas da sociedade.

Foi então que especialistas em aerodinâmica descobriram que as deformidades na esfera acabavam criando uma espécie de turbulência na camada de ar próxima à bola, diminuindo bastante a resistência do ar. Basicamente a bola empurra o ar que está à frente, enquanto que cada um dos buracos se encarregam de criar a turbulência necessária para aumentar a pressão na parte de trás da esfera e servir de impulso. Consequentemente, as bolas chegavam a viajar duas ou até mesmo três vezes mais, o que deixava o esporte mais interessante, já que novos recordes poderiam serem quebrados.

bola de golfe

Devido à deficiência tecnológica da época, afinal estamos falando do século XIX, os fabricantes resolveram furá-las com martelos pontiagudos no início. O que nem sempre ajudava tanto quanto deveriam, já que os furos não tinham a mesma circunferência e profundidade entre eles.

Posteriormente com máquinas criadas especialmente para isso, as bolas passaram a serem padronizadas e terem seu revestimento cheio de alvéolos, como são chamados as “covinhas”. As bolas de golfe atuais possuem entre 330 a 500 alvéolos que possuem perfeita simetria entre eles.

É bom deixar claro que a qualidade da fabricação e o material usado na produção das bolinhas podem alterar bastante os resultados obtidos na prática. Então, caso você queira praticar o esporte algum dia, certifique-se que o material que está adquirindo tem boa procedência e atribuições profissionais.

Interessante, não acha? Comente!