Sempre fui um apaixonado por aviação. Me lembro das várias vezes em que ficava olhando para cima, principalmente à noite, observando aquelas luzes piscando e cruzando o céu e isso me fez pensar em uma questão que talvez até você mesmo já tenha se perguntado: afinal, os pilotos conseguem enxergar alguma coisa à sua frente no céu noturno?

Bem, basicamente a resposta é não. Eles não conseguem enxergar absolutamente nada a frente além dos painéis de suas aeronaves. Se você já voou de noite, provavelmente também já notou a imensa escuridão vista da sua janela, com exceção às luzes das cidades quando o avião está em processo de pouso ou decolagem.

“Muitas vezes, quando estou fazendo travessias pelo oceano à noite, não há nada além do para-brisa, e sim, escuridão por horas a fio”, explica o instrutor e piloto americano Tim Sanders.

Pilotar um avião não é como dirigir um carro e os pilotos não usam faróis para guiar o seu caminho quando estão em altitude de cruzeiro. A luz de LED piscando que vemos do chão na verdade serve como um sinalizador para ajudar outros pilotos a localizar o avião no ar.

voando a noite

Então, a grosso modo, pelo menos quando o sol se põe, os pilotos ficam “cegos”. Porém isso não quer dizer que eles ficam perdidos e desorientados, obviamente. Isso porque os pilotos dispõem de instrumentos de voo, cartas aeroportuárias, sensores de navegação e sensores meteorológicos (principalmente radares) para substituir a visão normal durante a noite, ou até mesmo de dia, quando o avião entra em uma grande nuvem, por exemplo. É por isso que os pilotos são bastante cobrados em questões de engenharia de instrumentos nas escolas de aviação, pois esses fatores são essenciais na condução de um voo bem sucedido.

Além de luzes anticolisões (aquelas que você vê piscando do chão), os aviões também vêm equipados com LEDs vermelhos e verdes em cada asa para indicar a outras aeronaves durante a noite qual a direção que o avião está indo.

Por isso, pode ficar tranquilo na hora de viajar a noite, pois o passeio terá o mesmo padrão de segurança quanto uma viagem feita de dia. Simplesmente relaxe e aproveite para assistir um filme na TV à frente de sua poltrona enquanto degusta alguns snacks. E boa viagem!

Você sabia disso? Deixe o seu comentário! 😀