Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Quem inventou o sabonete?

Hoje este item é imprescindível em qualquer casa brasileira, e acredito que ao redor do mundo também, porém nem sempre foi assim. Durante muitos anos da história da humanidade os narizes da sociedade eram afetados com o constante odor emitido pelas pessoas. Logo, isso me faz ficar curiosa: Quem inventou o sabonete?

Esta grande invenção surgiu cerca de 600 nos antes de Cristo e os mestres criativos desta obra foram os fenícios que tiveram a brilhante ideia de ferver gordura de cabra com água e cinzas, assim descobrindo que aquela substância pastosa e sinistra auxiliava na hora de regirar a gordura do corpo e também dos objetos. Então, rapidamente este novo produto começou a se espalhar pelo Mediterrâneo até chegar a Inglaterra.

Também dizem que essa substância tornou-se solida apenas no século 7 graças as árabes que inventaram o processo de saponificação – que vem da palavra saipo, nome dado pelos celtas ao produto limpante. Isso era feito através da fervura de soda cáustica, óleos naturais e gordura animal. Agora, você deve estar pensando: Cadê o cheirinho bom? Isso só surgiu graças aos espanhóis que começaram a utilizar aromas junto ao processo de saponificação, sendo o primeiro deles essência de azeite de oliva.

Durante muito tempo o sabonete era considerado um artigo de luxo exclusivo dos nobres, tornando-se popular apenas no século 19 quando começou a ser feito em larga escala pela indústria. OBRIGADA FENÍCIOS! Sinistro, não acha? Comente!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Leia Mais

Especial

Já parou para pensar no preço de traduções? Tradução é um tipo de serviço de que nem todo o mundo precisa em seu cotidiano....