Hoje este item é imprescindível em qualquer casa brasileira, e acredito que ao redor do mundo também, porém nem sempre foi assim. Durante muitos anos da história da humanidade os narizes da sociedade eram afetados com o constante odor emitido pelas pessoas. Logo, isso me faz ficar curiosa: Quem inventou o sabonete?

Esta grande invenção surgiu cerca de 600 nos antes de Cristo e os mestres criativos desta obra foram os fenícios que tiveram a brilhante ideia de ferver gordura de cabra com água e cinzas, assim descobrindo que aquela substância pastosa e sinistra auxiliava na hora de regirar a gordura do corpo e também dos objetos. Então, rapidamente este novo produto começou a se espalhar pelo Mediterrâneo até chegar a Inglaterra.

quem inventou sabonete tricurioso 2

Também dizem que essa substância tornou-se solida apenas no século 7 graças as árabes que inventaram o processo de saponificação – que vem da palavra saipo, nome dado pelos celtas ao produto limpante. Isso era feito através da fervura de soda cáustica, óleos naturais e gordura animal. Agora, você deve estar pensando: Cadê o cheirinho bom? Isso só surgiu graças aos espanhóis que começaram a utilizar aromas junto ao processo de saponificação, sendo o primeiro deles essência de azeite de oliva.

Durante muito tempo o sabonete era considerado um artigo de luxo exclusivo dos nobres, tornando-se popular apenas no século 19 quando começou a ser feito em larga escala pela indústria. OBRIGADA FENÍCIOS! Sinistro, não acha? Comente!