Muitas pessoas tentam esconder a idade à medida que envelhecem, mas esse não é o caso dessas universidades que a exibe orgulhosamente e por boas razões. Embora as primeiras universidades se parecessem muito diferentes das modernas, especialmente porque geralmente só aceitavam homens, elas marcaram o início da educação como a conhecemos agora. Confira a seguir as 5 mais antigas.

Universidade al Quaraouiyine, 859

Universidade al Quaraouiyine

O Guinness, famoso livro dos recordes, nomeia esta universidade como a “instituição educacional existente mais antiga e em constante operação no mundo”. A Universidade Al-Quaraouiyine foi fundada por Fátima al-Fihri em 859 em Fes, Marrocos como uma “madraça”, um tipo de mesquita comunitária para estudos islâmicos. A universidade ainda existe hoje, oferecendo estudos em ciências jurídicas e muito mais. Sua biblioteca é também considerada como a mais antiga do mundo ainda em atividade.

Universidade de Alazar, 988

Universidade de Alazar

Fundada como escola de teologia no Califado Fatímida, (xiita) em 988, a Universidade de Alazar é a segunda mais antiga do mundo. Foi somente em 1961 que disciplinas não-religiosas foram incluídas ao currículo. Atualmente é considerada como o centro da literatura árabe.

Universidade de Bolonha, 1088

Universidade de Bologna

Apesar de ter sido promulgada pelo Imperador Federico I em 1158, as origens da Universidade de Bolonha podem ser rastreadas bem antes, por volta de 1088. Durante muitos anos, os alunos só podiam estudar as disciplinas de direito canônico e direito civil. É considerada uma instituição de enorme prestígio por toda a Europa e hoje oferece cursos como artes, medicina, matemática, entre outros.

Universidade de Oxford, 1096

Universidade de

Embora haja algumas controvérsia entre as universidades mais antigas e suas datas de fundação, é de praticamente total aceitação a afirmação de que a Universidade de Oxford foi a primeira universidade do mundo da língua inglesa, embora as primeiras lições provavelmente tivessem ocorrido em latim. Ela recebeu um impulso significativo em termos de números de alunos e importância na Europa no ano de 1167, quando o rei Henrique II proibiu estudantes de inglês de estudar na Universidade de Paris.

Universidade de Paris, 1170

Universidade de Paris

A instituição francesa foi fundada a partir da escola da catedral de Notre-Dame no ano de 1170, quando a escola tornou-se incapaz de abrigar o número cada vez maior de estudantes na época. No entanto, ela já não existe mais como uma única universidade, pois foi dividida em treze universidades independentes em 1970.

Já conhecia alguma dessas instituições? Comente!