Um dos prazeres da vida mais simples está em mascar um gostoso chiclete. Porem, se você parar para pensar, este é um produto bastante curioso já que vem em forma solida e, ao mascarmos, vai se tornado algo pegajoso e macio. Logo, é natural que uma dúvida venha a nossa mente: De que é feito o chiclete?

Então, esta guloseima na forma que conhecemos hoje é composta de uma goma formada por borracha sintética e parafina que derivam do petróleo, além disso são adicionadas substâncias emulsificantes e antioxidantes, carbonato de cálcio, açúcar ou adoçante, aromatizantes, corantes, ácidos cítricos e glicerina. Porém, nem sempre foi assim.

de que feito chiclete tricurioso 2

Sua origem é um mistério aos historiadores, porém a teoria que existe é que o produto tenha sido criado em função das resinas extraídas das árvores que eram costumeiramente mastigadas na antiguidade. Maias e Astecas utilizavam o látex da árvore Sapotizeiro para mastigar, eles chamavam esta resina de chicle. Porém, o produto como o conhecemos hoje começou a tomar forma durante o século XIX, por volta de 1872, quando o americano Thomas Adams o inventou e começou a fabrica-lo, sendo ele o responsável pelo batismo do primeiro lote que fez utilizando extrato de alcaçuz para dar sabor, seus chicletes tinham formato de bola.

de que feito chiclete tricurioso

Após a Segunda Guerra Mundial começou-se a substituir as resinas naturais por substâncias sintetizadas na fabricação e em 1960 surgiu o primeiro tipo de chiclete sem açúcar. Você conhecia a história do chiclete? Comente!