Com certa frequência somos surpreendidos com notícias a respeito de furacões e diversos deles recebem nomes femininos, então nas notícias acabamos ouvindo chamadas como “Irma causa destruição nas Ilhas de Anguilla”. Mas afinal, por que isso acontece?

Furacões e Ciclones Tropicais recebem nomes comuns entre os seres humanos, ao invés de denominações técnicas e números, justamente para evitar confusões e também auxiliar no processo de lembrança do acontecimento para que alertas sejam divulgados de maneria eficiente. Muitos pensam que os furacões são batizados por razões políticas, ou que são utilizados os nomes daqueles que tripulavam o Titanic como forma de homenagem. Além disso, não são escolhidos apenas nomes femininos para este fim.

por que fucacoes nomes femininos tricurioso 1

Em 1953 foi criada uma lista de nomes para ciclones tropicais do Atlântico, seu responsável foi o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (ou NHC), sendo utilizada com um padrão em todo o mundo. Hoje, esta grande lista é cuidada e atualizada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) que integra a ONU e sua base fica em Genebra, Suíça. Esta lista é organizada todos os anos em ordem alfabética alternando entre nomes femininos e nomes masculinos. Além disso, os nomes de tempestades são diferentes para cada região do planeta.

A temporada de furacões que se iniciou em junho de 2017 teve como nomes Arlene, Bret, Cindy, Don, Emily, Franklin, Gert, Harvey, Irma, Jose e Katia. Agora, caso você vivesse no leste do Pacífico, presenciaria os furacões e tempestades Adrian, Beatriz, Calvin, Dora, Eugene, Fernanda, Greg, Hilary, Irwin, Jova e Kenneth. Há cada seis anos a lista é reciclada, o que significa que em 2023 poderemos ver Harvey e Irma novamente.

por que fucacoes nomes femininos tricurioso 2

Porém, vale ressaltar que os comitês regionais da OMM fazem uma reunião anual para discutir as tempestades do ano anterior e aposentarem os nomes referentes àquelas que foram muito devastadoras. Um exemplo disso é o Furacão Katrina que destruiu Nova Orleans e causou mais de 2 mil mortes em 2005, na reunião seguinte Katrina foi retirada da lista de possíveis nomes. Interessante, não acha? Você sabia que existia uma lista e que os nomes não eram escolhidos ao acaso? Comente!