Se você comprou uma câmera ou televisão recentemente, provavelmente já viu o termo “4K” estampado em monitores de lojas e até mesmo escrito nas etiquetas coladas na frente dos produtos. Mas, do que se trata exatamente?

4K é uma especificação de vídeo que literalmente significa “4 mil”. Essa resolução recebeu esse nome porque possui aproximadamente 4.000 pixels de largura. O número exato é 3.840 pixels horizontais por 2.160 pixels verticais. Pixel é o menor elemento que constitui uma imagem eletrônica. Em uma linguagem mais popular, os pixels são como pontinhos coloridos que juntos formam uma imagem e uma TV 4K possui ao todo mais de oito milhões desses pontinhos em sua tela. Já dá pra ter uma ideia de como a resolução é incrível, não é mesmo.

4k comparação

Comparação entre o 4K e outras especificações de imagem.

Se você está pensando em adquirir uma TV 4K, deve primeiro levar em consideração alguns fatores. Obviamente, por seu uma evolução ao Full HD, a maioria das pessoas tem a tendência de escolher a 4K , mas a diferença entre as duas nem sempre é tão perceptível. A imagem 4K possui mais detalhes, porém geralmente é necessário chegar perto da TV para notar a diferença mais facilmente. Além disso, a percepção da nitidez pode variar dependendo do ângulo que você assiste e do modelo de TV.

Com uma conexão de internet rápida o suficiente você poderá assistir conteúdos em 4K da maioria dos serviços de streaming de vídeo. Amazon, Google Play, iTunes, Globo Play, Netflix e Vudu oferecem uma ampla variedade de filmes e programas em 4K. A velocidade mínima recomendada é de 25 MB por segundo e a conexão deve ser estável para evitar travamentos. Além de streaming, você também pode comprar filmes em 4K em mídia física, através dos discos Blu-ray Ultra HD. Os principais lançamentos de filmes estão cada vez mais sendo disponibilizados neste novo formato.

Se o seu objetivo é filmar ao invés de assistir conteúdo em 4K, lembre-se que essa especificação ocupa muito mais espaço do que o tradicional full HD, até quatro vezes mais na verdade. Meia hora de gravação pode facilmente ocupar mais de 20 gigabytes. Armazenar todos esses dados para edição também significa que você precisará investir em cartões de memória de boa qualidade, que geralmente representam um investimento significativo e que precisa ser levado em conta ao comprar uma nova câmera 4K.

Já está pensando em adquirir sua televisão 4K ou mudou de ideia? Comente!