No mundo da saúde e das dietas, volta e meia aparecem uns termos estranhos e o nome da vez é Kefir, algo semelhante a leite coalhado com sabor de iogurte natural. Este produto surge através da fermentação de micro-organismos benéficos que são considerados antibioticos naturais, eles matam bactérias ruins e cultivam as boas.

Como benefício à saúde, o Kefir aumenta sua imunidade, melhora a flora intestinal e auxilia no combate a candidíase. Além disso, faz muito bem para aqueles que estão fazendo dieta. Porém, se você está se perguntando sobre onde pode comprar este produto tão saudável, já adianto a você que ele não é vendido em mercados o farmácias, você terá que cultiva-lo em casa ou achar alguém que o faça para você. Por isso, o TriCurioso hoje decidiu ensinar com fazer Kefir, vamos lá?

Como fazer Kefir

Como fazer Kefir

Existem dois tipos, o Kefir de Leite e o Kefir de água, por isso iremos passar hoje duas receitas. Corra e pegue o caderninho.

Kefir de Leite

Para produzi-lo é necessária uma bebida láctea de origem bovina ou caprina, também podem ser usados iogurtes, leite de soja ou até mesmo leite de coco. Comece separando um pote de vidro e colocando nele 1 colher de sopa de grãos kefir em 2 xícaras de leite. Então, coloque um pano vazado – tal como um tule, por exemplo – cobrindo a parte aberta do pote e o coloque na geladeira.

Espere de 36 a 48 horas, é neste período que a substância fermenta, então no final do tempo coe o líquido. Você verá que o Kefir ficará semelhante a um iogurte, o líquido coado pode ser bebido diretamente ou ainda usado para fazer shakes e ate mesmo queijos. Já as ‘bolinhas’ que ficarem no coador são as bactérias do kefir que podem ser novamente misturadas ao leite para fazer uma nova leva.

como fazer kefir tricurioso 1

Kefir de água

O processo é o mesmo do Kefir de Leite, porém é necessário substituir a substância láctea por água de coco ou uma solução de água com açúcar mascavo ou demerara. Este é indicado para aqueles que possuem intolerância a lactose. Vale lembrar que não se deve utilizar nenhum tipo de recipiente ou colheres de metal para lidar com o alimento.

Após ter o kefir pronto, você precisa mantê-lo na geladeira e também manter o substrato – água ou leite – armazenados de forma que os microrganismos não morram. Caso a parte consumível passe mais do que 36 horas longe do substrato, a descarte.

Você conhecia o Kefir? Já o fez? Gosta do sabor? Comente!