Se você é do tipo de pessoa que gosta de consumir conteúdo sobre determinados assuntos, mas não sabe onde achá-los ou não tem muito tempo para procurar, tenho uma ótima dica pra você! Hoje, vou falar aqui no TriCurioso sobre podcast e como essa ferramenta pode te ajudar a ficar informado e entretido sobre o que quiser, independente do lugar onde você esteja.

Podcast é uma forma de transmissão de mídia (geralmente áudio) feita pela Internet através de um feed RSS que permite o acompanhamento de seus seguidores. Em uma linguagem mais simples, os podcasts são como programas de radio que podem falar sobre qualquer assunto: esportes, cultura pop, política, entre outros. Porém eles são geralmente gravados e distribuídos através de uma série de episódios que podem ser baixados da Internet e ouvidos em um computador, smartphone ou em um player de MP3. Você pode ouvi-los quando quiser e na hora que bem entender.

O termo foi criado em 2004, partindo da junção de ‘iPod’ (nome do aparelho multimídia da Apple) e ‘broadcast’ (radiodifusão em português). Até então, o único jeito possível de ouvir determinado conteúdo era acessando o site de seu criador. Com isso, era bastante incômodo ter que visitar vários sites para obter aquilo que se buscava. Foi com isso em mente que o empresário norte-americano Adam Curry criou uma forma de agregar e distribuir todos os produtores de podcast, basicamente como se mantém nos dias atuais.

podcast 2

Opções não faltam.

Qualquer pessoa com um computador e uma conexão com a Internet pode produzir e distribuir podcasts, tornando-o um meio bastante democrático. Nos últimos anos, dezenas de grandes emissoras, revistas e organizações lançaram seus próprios programas de podcast em larga escala. Apesar de serem quase sempre gratuitos, alguns podcasters (como são chamados os criadores de podcasts) podem oferecer algum tipo de recompensa para os ouvintes que contribuem financeiramente com seus projetos. Isso é visto como uma forma de manter o programa em funcionamento.

Se você tem um smartphone ou tablet, a maneira mais fácil de encontrar e ouvir podcasts é por meio de um aplicativo dedicado ao podcasting. Castbox, PlayerFM, WeCast e Podcast Picker são alguns exemplos de apps destinados à essa função. Dezenas de outros utilitários estão disponíveis em praticamente todas as lojas de aplicativos, independente do sistema do seu aparelho. Certifique-se de baixar um que se adeque às suas necessidades e estilo, prepare o fone de ouvido e bom divertimento!

Já escutou algum programa de podcast? Comente abaixo! 😀