Para onde foram todos os ninjas? Essa é a pergunta feita pelos governantes de Iga, uma pequena cidade na província de Mie a quase 480 quilômetros de Tóquio. A cidade japonesa afirma ser o berço da tradição dos ninjas e é facilmente notável a rica herança cultural ligada à profissão por lá. Por isso mesmo, Iga hospeda anualmente um tipo de festival da cultura ninja, mas a pequena cidade rural está enfrentando um problema grave que pode arruinar todo o seu potencial turístico: o lugar simplesmente não possui ninjas o suficiente.

A crise demográfica do Japão não é uma novidade, mas a situação de Iga está ainda pior. A cidade rural perde cerca de mil moradores por ano para as cidades maiores, em sua maioria jovens. Lá, existe a escassez de duas coisas que são fundamentais para movimentar a economia local: atração turística, nesse caso os ninjas, e quem a consuma.

apresentação ninja

Apresentação ninja em Iga.

A cidade de quase cem mil habitantes possui um museu ninja onde os visitantes podem até alugar roupas adequadas para usar enquanto visitam, mas não está fácil encontrar pessoas que estejam dispostas a trabalhar como artistas ninja. Para ser um, é necessário que os candidatos se submetam a um treinamento severo. Tão severo que mais da metade deles acabam desistindo logo nos estágios iniciais. Além disso, o Japão possui uma taxa de desemprego muito baixa, cerca de 2,5%, o que torna difícil encontrar trabalhadores, ainda mais em uma profissão altamente especializada.

Apesar de toda a dificuldade para se tornar um ninja, todo esse esforço pode ser recompensado. O trabalho geralmente tem muito a oferecer. Hoje, os ninjas podem ganhar entre 23 mil a 85 mil dólares por ano, o que é um salário bastante sólido e, na verdade, muito maior do que os ninjas reais ganhavam no Japão medieval.

museu iga

O museu da cultura ninja na cidade.

Para incentivar os turistas a explorar ainda mais a cidade, Iga planeja fazer algumas mudanças. Isso inclui a construção de um segundo museu ninja e o investimento pesado em publicidade para atrair candidatos que querem ser artistas ninja de todas as partes do país. Boa sorte para os guerreiros nessa jornada!

Ficou com vontade de conhecer a cultura ninja em Iga? Deixe o seu comentário!