Quando saimos caminhar, é inevitável recorrer as faixas de pedestre para conseguir atravessar. Aqui em minha cidade os motoristas acreditam que as faixas de segurança são um indicativo para acelerar e eu, pouco revoltada com a vida, não perco tempo, grito e ainda aponto: “OLHA A FAIXA, MOÇO!”. Hoje aconteceu este momento único, estava chovendo e fiquei ainda mais furiosa, porém também me despertou certa curiosidade: Como será que surgiu a faixa de pedestres? Vamos descobrir!

Acredite se quiser, mas a faixa de pedestre é algo muito antigo que vem sendo usado desde muito antes dos primeiros carros surgirem. Ela é uma criação do povo de Pompeia. Por lá, eles utilizavam blocos acima da rua para que os pedestres pudessem passar sem pisar na via, isto porque era por ali que escoava todo o sistema rustico de drenagem e saneamento da cidade. O espaçamento utilizado entre os bloco permitia que carroças passassem normalmente, assim criando a primeira faixa de pedestres da história da humanidade.

Agora, falando sobre as primeiras sinalizações focadas nos pedestres – semelhante ao semáforo atual – surgiram em 1868 em Londres quando o engenheiro John Peak Knight pensou que seria importante fornecer segurança aos pedestres que atravessassem as vias. Este semáforo era erguido, baixado e configurado manualmente através de uma engrenagem que existia na lateral, sendo responsabilidade da polícia local. Nele havia uma lâmpada verde e outra vermelha que eram iluminadas por querosene. Um mês após a instalação oficial, aconteceu um vazamento que causo uma enorme explosão que feriu gravemente um policial operador e por este motivo nenhum outro semáforo foi instalado por mais de 50 anos.

como surgiu faixa pedestres tricurioso

Agora falando da faixa de pedestres que conhecemos hoje, esta foi fruto de muitos esforços em píricos que, neste caso, significa que muitas pessoas precisaram sofrer acidentes graves para que uma solução fosse encontrada. Na década de 30 os carros eram populares nos Estados Unidos e trafegavam com bastante velocidade pelos grandes centros e causavam inúmeros acidentes graves. No início, eram determinada preferência em certos cruzamentos para os pedestres em determinadas circunstâncias, também eram construídos muros e grades para impedir que a via fosse atravessada à pé.

Porém, foi rapidamente percebido que o problema precisava de uma rápida e certeira solução, assim aos poucos desenvolvendo tanto a faixa para pedestres quanto o semáforo também para aqueles que utilizam suas pernas para se locomover.

Interessante, não acha? Comente!