Connect with us

Hi, what are you looking for?

Curiosidades

Como funciona um traje espacial?

Quem já sonhou em viajar para o espaço? Eu já e admito que quando era bem pequeno tinha como objetivo virar astronauta após conhecer Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir pro espaço, pessoalmente quando ele foi dar uma palestra em minha escola, porém eu cresci e vi que era mais difícil do que eu pensava e por isso acabei desencanando da ideia.

Mesmo desistindo de ser astronauta, a minha paixão pela profissão nunca acabou, além do mais quem não gosta de astronautas? Eles viajam para o ESPAÇO! Esses dias estava vendo novamente o filme “Perdido em Marte” que mostra o personagem de Matt Damon sendo deixado para trás pela sua equipe e com isso tem que se virar como pode, enquanto estava assistindo o longa fiquei pensando como os trajes espaciais funcionam e é exatamente isso que iremos ver hoje!

Você deve estar pensando “Nossa, uma roupa tão importante como o traje espacial deve ter sido criado/confeccionado pela própria NASA”. Pois é, aí que você se engana meu amigo, na verdade a empresa que criou o traje espacial foi nada mais nada menos que uma fabricante de sutiãs e cintas chamada Playtex. Basicamente o projeto foi montado por um pequeno grupo de costureiros e engenheiros liderados por um mecânico de carros e um ex-reparador de TVs. Vale lembrar que na época a Playtex se chamava International Latex Corporation.

A Playtex conseguiu fazer na época, uma coisa que era quase impossível: Fazer um traje espacial que incluísse um capacete e fosse maleável, ao invés de parecer uma armadura de guerra como os apresentados pelas outras empresas.

Como Funciona o traje espacial?

A função principal do traje é emular as condições que permitem a vida humana, fornecendo oxigênio e regulando a pressão para que o liquido do corpo não evapore. A roupa possui em sua estrutura várias camadas térmicas que são capazes de proteger o corpo tanto do frio quanto do calor, além disso, essas camada também bloqueiam a radiação solar. Bora conhecer parte a parte dessa belezinha:

Advertisement. Scroll to continue reading.

1 – O visor do capacete possui três camadas, sendo a primeira utilizada para situações de pouca luminosidade, a segunda camada é escura e reflexiva, usada principalmente para ambientes claros e a terceira camada que é fosca e tem como função bloquear a radiação solar causada por uma possível tempestade. Além disso, no capacete são colocadas câmeras e microfones que são utilizados para manter contato com a nave.

2 – Caso você não saiba, os trajes são brancos pois essa cor ajuda a rebater o calor emitido pelo Sol e para que o astronauta fique em destaque na escuridão do espaço (espertinhos). Vale frisar que o traje laranja, que é bem mais simples, só é utilizado dentro da nave espacial. A parte superior e inferior da roupa são conectadas por um lacre de metal. Lembrando que ele pode ficar preso na nave pelos anéis e amarras que ficam localizadas na cintura. Aí vai uma curiosidade bem peculiar: Como as expedições podem durar muito tempo e não possuem intervalos, os astronautas usam fraldões de alta absorção.

3 – As luvas do traje possuem aquecedores sobre as unhas para que assim os dedos não congelem. Vale lembrar que tanto as partes do torso, mão e perna são modulares e podem ser ajustadas de acordo com a medida do astronauta.

4 – Os comandos que regulam o nível de oxigênio, o volume dos comunicadores e a temperatura interna estão localizadas sobre o torço. Como vocês devem imaginar, o astronauta não consegue ver o próprio peito por causa do capacete e por isso usa um espelho que fica acoplado no seu braço, isso explica o fato de tudo ali no traje estar descrito ao contrário. Ah, e vale lembrar que no pulso, o astronauta possui uma lista de tarefas a serem feita, caso ele esqueça o que fazer.

5 – Você com certeza já reparou que o astronauta leva junto de seu traje uma especie de mochila, nesta bolsa esta basicamente um kit para sobreviver incluindo tanques de oxigênio, bateria e um sistema para refrigerar a água que mantém a temperatura do astronauta estável.

Advertisement. Scroll to continue reading.

6 – O SAFER é basicamente uma nave que se encaixa no astronauta (como uma cadeira, por exemplo) e o ajuda a voltar a espaçonave caso ele se desprenda. O equipamento pode ser controlado por meio de um controle que aciona pequenos foguetes de propulsão alimentados de nitrogênio. O combustível e o impulso duram muito pouco tempo e por isso o astronauta tem que ter calma e atenção para que consiga chegar ao destino logo na primeira tentativa.

7 – Por baixo de todo o traje espacial que podemos ver, fica um macacão com 91,5 metros de pequenos tubos, que são alimentados com água refrigerada que fica guardada na mochila. Eles são capazes de manter o corpo gelado.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀

Leia Mais

Bizarro

As bizarrices estão espalhadas pelo mundo inteiro e não é de hoje. Como bem sabemos, essas bizarrices podem ser encontradas nos mais variados setores,...

Curiosidades

É comum vermos muitos comerciais sobre as cápsulas do Ômega 3 e elas são provavelmente uma das que mais tem propaganda atualmente. Apesar de...

Curiosidades

Sabemos que existem diversos casos de sequestro espalhados pelo mundo, alguns deles acabam ficando tão famosos que ganham destaque internacional. Mas também sabemos que...

Curiosidades

Sabemos que é extremamente importante cuidarmos da nossa saúde, afinal de contas, só permanecemos vivos se ela estiver boa. Acompanhamento médico e uma forma...

Curiosidades

Existem aquelas pessoas que dizem que só acreditam em algo que vê, bom, nós não vemos o vento, mas sabemos que ele existe, certo?...

Curiosidades

É muito comum que o universo chame a atenção de diversas pessoas, principalmente porque ele é infinito e sempre é protagonista de várias e...