Quem já sonhou em viajar para o espaço? Eu já e admito que quando era bem pequeno tinha como objetivo virar astronauta após conhecer Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a ir pro espaço, pessoalmente quando ele foi dar uma palestra em minha escola, porém eu cresci e vi que era mais difícil do que eu pensava e por isso acabei desencanando da ideia.

Mesmo desistindo de ser astronauta, a minha paixão pela profissão nunca acabou, além do mais quem não gosta de astronautas? Eles viajam para o ESPAÇO! Esses dias estava vendo novamente o filme “Perdido em Marte” que mostra o personagem de Matt Damon sendo deixado para trás pela sua equipe e com isso tem que se virar como pode, enquanto estava assistindo o longa fiquei pensando como os trajes espaciais funcionam e é exatamente isso que iremos ver hoje!

Você deve estar pensando “Nossa, uma roupa tão importante como o traje espacial deve ter sido criado/confeccionado pela própria NASA”. Pois é, aí que você se engana meu amigo, na verdade a empresa que criou o traje espacial foi nada mais nada menos que uma fabricante de sutiãs e cintas chamada Playtex. Basicamente o projeto foi montado por um pequeno grupo de costureiros e engenheiros liderados por um mecânico de carros e um ex-reparador de TVs. Vale lembrar que na época a Playtex se chamava International Latex Corporation.

astronauta

A Playtex conseguiu fazer na época, uma coisa que era quase impossível: Fazer um traje espacial que incluísse um capacete e fosse maleável, ao invés de parecer uma armadura de guerra como os apresentados pelas outras empresas.

Como Funciona o traje espacial?

A função principal do traje é emular as condições que permitem a vida humana, fornecendo oxigênio e regulando a pressão para que o liquido do corpo não evapore. A roupa possui em sua estrutura várias camadas térmicas que são capazes de proteger o corpo tanto do frio quanto do calor, além disso, essas camada também bloqueiam a radiação solar. Bora conhecer parte a parte dessa belezinha:

1 – O visor do capacete possui três camadas, sendo a primeira utilizada para situações de pouca luminosidade, a segunda camada é escura e reflexiva, usada principalmente para ambientes claros e a terceira camada que é fosca e tem como função bloquear a radiação solar causada por uma possível tempestade. Além disso, no capacete são colocadas câmeras e microfones que são utilizados para manter contato com a nave.

2 – Caso você não saiba, os trajes são brancos pois essa cor ajuda a rebater o calor emitido pelo Sol e para que o astronauta fique em destaque na escuridão do espaço (espertinhos). Vale frisar que o traje laranja, que é bem mais simples, só é utilizado dentro da nave espacial. A parte superior e inferior da roupa são conectadas por um lacre de metal. Lembrando que ele pode ficar preso na nave pelos anéis e amarras que ficam localizadas na cintura. Aí vai uma curiosidade bem peculiar: Como as expedições podem durar muito tempo e não possuem intervalos, os astronautas usam fraldões de alta absorção.

astronauta 1

3 – As luvas do traje possuem aquecedores sobre as unhas para que assim os dedos não congelem. Vale lembrar que tanto as partes do torso, mão e perna são modulares e podem ser ajustadas de acordo com a medida do astronauta.

4 – Os comandos que regulam o nível de oxigênio, o volume dos comunicadores e a temperatura interna estão localizadas sobre o torço. Como vocês devem imaginar, o astronauta não consegue ver o próprio peito por causa do capacete e por isso usa um espelho que fica acoplado no seu braço, isso explica o fato de tudo ali no traje estar descrito ao contrário. Ah, e vale lembrar que no pulso, o astronauta possui uma lista de tarefas a serem feita, caso ele esqueça o que fazer.

5 – Você com certeza já reparou que o astronauta leva junto de seu traje uma especie de mochila, nesta bolsa esta basicamente um kit para sobreviver incluindo tanques de oxigênio, bateria e um sistema para refrigerar a água que mantém a temperatura do astronauta estável.

6 – O SAFER é basicamente uma nave que se encaixa no astronauta (como uma cadeira, por exemplo) e o ajuda a voltar a espaçonave caso ele se desprenda. O equipamento pode ser controlado por meio de um controle que aciona pequenos foguetes de propulsão alimentados de nitrogênio. O combustível e o impulso duram muito pouco tempo e por isso o astronauta tem que ter calma e atenção para que consiga chegar ao destino logo na primeira tentativa.

astronauta 2

7 – Por baixo de todo o traje espacial que podemos ver, fica um macacão com 91,5 metros de pequenos tubos, que são alimentados com água refrigerada que fica guardada na mochila. Eles são capazes de manter o corpo gelado.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀