Se hoje você possui televisão por assinatura que não utiliza cabos, agradeça aos satélites. Se você utiliza GPS para se localizar, agradeça aos satélites. Esta tecnologia bizarra que fica tão longe tem facilitado cada dia mais nossas vidas, porém após enviado ao espaço, você sabe quanto tempo dura um satélite? É o que hoje iremos descobrir!

Para iniciar, vamos aos conceitos. Um satélite é uma gigantesca peça artificial que orbita a Terra há pelo menos algumas centenas de quilômetros de altura. Eles são capazes de, entre outras coisas, medir a temperatura e a umidade do ar no planeta, fazer fotografias e filmagens, verificar onde existem nuvens e uma provável tempestade dentre inúmeras outras funções. Uma grande inovação ocorreu quando os serviços de televisão fechada iniciaram envios de satélites para o espaço, isso porque eles captam ondas elétricas das emissoras e enviam para qualquer lugar do planeta Terra, assim tornando as instalações do serviço muito mais fáceis e práticas. Hoje, basta ter a antena correta apontada para a posição do satélite e sintonizar em dezenas de canais, claro, após contratar algum plano do serviço.

quanto tempo dura satelite tricurioso 1

E quanto tempo dura um satélite no espaço?

Não existe uma resposta exata já que tudo depende do tipo de satélite enviado e também dos materiais selecionados para sua construção. Por exemplo, o CBERS – Satélite Sinobrasileiro de Recursos Terrestres – que foi fruto de uma parceria entre o Brasil e a China tem uma vida útil prevista de dois anos. Porém, esta é apenas uma estimativa já que é comum que os satélites continuem funcionando mesmo após o termino deste ‘prazo de validade’. Um bom exemplo disso são os satélites SCDs 1 e 2 que foram construídos com previsão de 2 anos e já estão em operação há 17 e 21 anos, respectivamente.

Sensacional, não acha? Comente!