O sol morrerá um dia? Infelizmente, preciso alerta-lo que sim, o Sol irá morrer em algum momento da história futura. Outra péssima notícia é que sem sua existência, nenhum ser vivo teria chance de sobreviver. Até porque, mesmo que inventássemos um tipo de Sol artificial, ele seria engolido pelo verdadeiro durante seu processo de extinção. O mais bizarro é que o término de nossa maior estrela já tem até data estimada, seu combustível deve terminar daqui 7 500 000 000 anos, então fique tranquilo pois, pelo menos nesta vida – caso você acredite em reencarnações – o Sol promete se manter firme e forte.

Hoje, ele queima 282 bilhões de toneladas de hidrogênio em seu núcleo por minuto, porém em 7,5 bilhões de anos este gás vital irá rarear e o Sol, em uma desesperada tentativa de sobrevivência, deve começar a queimar o hidrogênio que se localiza fora do seu núcleo, isso além de consumir as próprias cinzas e o que resta de sua combustão: os átomos de hélio. Isso irá causar uma pressão tão grande que fará o Sol expandir e, assim, ocupar até as órbitas de Mercúrio e Vênus, como – em ordem, a Terra é o terceiro planeta de nosso sistema solar, certamente estaremos ferrados também.

verdade sol morrer tricurioso

Os cientistas nos ‘tranquilizam’ bastante quando o assunto é a expansão do Sol, podemos ficar muito tranquilos já que as temperaturas durante este período serão tão imensamente quentes que toda a vida já estará extinta quando a estrela decidir engolir nosso planeta. O mais assustador é que já foi provado cientificamente que a extinção do Sol já iniciou seu processo de morte, isto porque a cada bilhão de ano, ele fica 10% mais quente. Em 3 ou 4 bilhões de anos, a previsão é que as nuvens comecem a ficar tão pesadas em função da evaporação dos oceanos que causaria um efeito estufa muito semelhante ao que acontece em Vênus onde o calor não escapa e torra a terra. Nessas alturas, já não existe mais água em estado líquido e o chão será tão quente que poderia derreter chumbo, logo fica claro que já teríamos ‘dançado’ há muito tempo.

E mesmo que o Sol não nos engula, ele não aguentaria mais seu tamanho expandido, assim se contraindo violentamente e se tornando uma pequena estrelinha do tipo anã branca que não seria maior que a Terra. Ou seja, nossas previsões futuras não são nada boas… Rezemos então para que as tecnologias evoluam, que novas descobertas sejam feitas e que a humanidade suma daqui antes de tudo acontecer. Ufa.